Parceria entre Canal Curta! e FESTin é oficializada durante a abertura do Festival

O diretor do canal Julio Worcman, a responsável pela curadoria, Bibiana de Sá, e Léa Teixeira, diretora-geral do Festin. Crédito: Divulgação

Um dos melhores anúncios para realizadores e produtores divulgados na abertura do FESTin 2025 (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) foi a criação da parceria ''Coprodução Canal Curta! / FESTin'', voltada à seleção de projetos de documentários em língua portuguesa para uma coprodução independente. O projeto selecionado terá estreia no Canal Curta! - canal de TV brasileiro com cinco milhões de assinantes e dedicado aos documentários sobre artes e humanidades.

O projeto a ser selecionado deverá focar em uma das cinco temáticas editoriais do canal: Música, Artes Visuais (inclusive arquitetura e design), Artes Cênicas e Cinema, Pensamento (literatura, filosofia, neurociência, mitologia, etc) e História Política. Os produtores interessados podem pesquisar no site do canal a programação, para ter como base a curadoria dos conteúdos televisionados. O horário nobre é das 20h às 24h.

A produção escolhida receberá um aporte financeiro superior a 100 mil euros, viabilizado pelo Fundo Setorial do Audiovisual do Brasil (FSA), por meio da próxima Chamada Pública de Desempenho Comercial para Programadoras – Produção TV/VOD (2024), prevista para ser lançada pela Ancine em breve. A iniciativa tem como objetivo estimular a coprodução entre o Brasil, Portugal e outros países lusófonos, promovendo a internacionalização de conteúdos audiovisuais em língua portuguesa.

As regras básicas para a coprodução estão no arquivo PDF no Link e no site do FestIN. As inscrições permanecerão abertas até o lançamento do Edital pela Ancine. As produtoras interessadas devem submeter um arquivo PDF com link de teaser, se disponível, e a apresentação do projeto para o e-mail curadoria@canalcurta.tv.br.

Durante o FESTin 2025, que acontece em Lisboa entre os dias 2 e 8 de junho, haverá uma programação especial voltada à coprodução. No domingo, 8 de junho, às 16h, ocorrerá uma rodada de negócios presencial no Fórum Lisboa, com os projetos elegíveis submetidos até sexta-feira, 6 junho, com o diretor do canal Julio Worcman e a responsável pela curadoria, Bibiana de Sá, para discutir as possibilidades da coprodução. A seguir, às 16h30, haverá um encontro aberto ao público com ambos executivos para esclarecimento de dúvidas sobre a iniciativa

Essa é uma oportunidade única para realizadores e produtores do audiovisual dos países lusófonos. Uma abertura de novas fronteiras para levarem seus documentários aos novos públicos, por meio de uma coprodução internacional que fortalece os laços culturais entre Brasil, Portugal e África.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!🤔

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato