![]() |
| Foto: Divulgação |
Na semana em que se recorda o aniversário do saudoso compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, que nasceu em Porto Alegre no dia 16 de setembro de 1914, o Samba na Gamboa, da TV Brasil, homenageia o ícone célebre pelas canções de "dor de cotovelo" na edição inédita deste domingo (14), às 13h. O bamba faleceu aos 59 anos, em agosto de 1974.
Para interpretar o repertório de clássicos no programa inédito, a apresentadora Teresa Cristina recebe a cantora e compositora Adriana Calcanhotto, conterrânea do astro, que fez um álbum só com músicas de Lupicínio Rodrigues.
A diva canta diversos sucessos da carreira do consagrado artista como "Se Acaso Você Chegasse", "Nunca", "Nervos de Aço", "Felicidade", "Loucura" e "Foi Assim", entre outras composições do homenageado.
A convidada fala sobre a importância de Lupicínio Rodrigues e sua relação com as obras dele, além de discutir o conteúdo dessas canções. "Ele cantou e compôs situações de amor que não são propriamente o que se esperava na época. Não eram palavras poéticas. Não se fazia poesia com aquelas situações", reflete Adriana Calcanhotto sobre temas como orgulho ferido, traição e infelicidade.
Lupicínio Rodrigues abordou o sofrimento enamorado e a melancolia que está presente nas grandes paixões. O artista foi um dos símbolos do samba-canção e deixou uma obra que até hoje é cantada com os corações aos pulos ao embalar questões variadas sobre as desventuras do amor.
Com melodias emocionantes e construções de versos singulares, o músico cativou fãs com canções repletas de sentimento. Em suas músicas, o gaúcho combinou letras surpreendentes e narrativas nada óbvias sobre as mais diversas possibilidades que envolvem as desilusões amorosas.
Produção original da TV Brasil, o Samba na Gamboa pode ser acompanhado em tempo real no YouTube da emissora pública e no app TV Brasil Play. Com janela alternativa na tevê aos sábados, às 23h, o programa também é transmitido na Rádio Nacional, aos sábados, mais cedo, ao meio-dia, para toda a rede.
Tags:
Programação
