![]() |
| Foto: Rodrigo Peixoto / TV Brasil |
Para reverenciar uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, o programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães na TV Brasil, recebe a atriz Nathalia Timberg, veterana de 96 anos, na edição especial desta sexta (17), às 16h, em que a homenageada abre o coração.
Na edição inédita do programa, a diva de 96 anos fala sobre a carreira e destaca trabalhos marcantes. A atriz interpretou a personagem Celina no elenco da versão original da novela "Vale Tudo" (1988). O papo no canal público vai ao ar no mesmo dia em que será exibido o final do remake da trama. O papel da irmã da poderosa empresária Odete Roitman hoje é representado pela atriz Malu Galli.
Para ajudar a contar a história de Nathalia Timberg, a roda de conversa da TV Brasil tem na bancada a presença de outros convidados que a conhecem bem: o ator e diretor Wolf Maia e seu empresário, o produtor Marcus Montenegro. O debatedor do especial temático é o jornalista e ator Ernesto Xavier.
Wolf Maya trabalhou inúmeras vezes com a atriz, de quem é amigo e admirador. Ele conta histórias que passaram juntos, nos bastidores e na frente das câmeras. Já Marcus Montenegro está preparando um projeto para comemorar, em 2026, a carreira da estrela. A iniciativa vai incluir peça teatral, biografia e documentário. No decorrer da entrevista, Nathalia Timberg ainda revela seus novos projetos.
Lembranças de personagens célebres
Durante o Sem Censura, Nathalia Timberg comenta sua longeva trajetória e ressalta experiências únicas nos palcos e nas telas, além de recordar personagens especiais com interpretações marcantes. A artista menciona peças memoráveis no teatro, filmes para as telonas e papéis de destaque na televisão.
A veterana ainda lembra com carinho das homenagens que recebeu no decorrer da vida artística, como ter um teatro com seu nome no Rio de Janeiro, e o reconhecimento do trabalho com diversas premiações oferecidas pela crítica e a admiração do público.
Nathalia Timberg aborda a experiência como Celina em "Vale Tudo", destaca a parceria com Beatriz Segall que fez a vilã vivida por Débora Bloch hoje e reflete sobre a relação entre as irmãs na trama. "Tinha que ter uma força capaz de fazer frente a outra", afirma.
A convidada de Cissa Guimarães prossegue o raciocínio. "Não penso se um personagem vai ser dominante. Quero fazer um bom personagem. Você fazer uma Celina viver, com as características dela, junto de uma Odete é muita coisa. Não quero competir", pondera.
A estrela comenta os primeiros trabalhos, como o Grande Teatro Tupi, ainda nos anos 1950, e lembra de grandes performances como a governanta Juliana no folhetim "A Sucessora" (1978) e Túlia na minissérie "Desejo" (1990).
Nathalia Timberg ainda destaca vilãs que fez na telinha como as personagens Constância Eugênia Barreto na novela "O Dono do Mundo" (1991) e a maquiavélica baronesa Idalina na trama "Força de um Desejo" (1999). Outro papel citado por ela foi o de Vitória Drumond em "Insensato Coração" (2011).
Na entrevista para o programa da TV Brasil, Nathalia Timberg ainda celebra a personagem Estela Marcondes na novela "Babilônia" (2015). Na obra, ela brilhou ao contracenar com Fernanda Montenegro, que vivia a personagem Teresa. As duas trocam beijos em cena que gerou repercussão e controvérsias.
Com seu talento, a artista escreveu capítulos inteiros da história da arte brasileira em performances repletas de força e delicadeza. Memória viva de palcos e telas, Nathalia Timberg ilumina cenas e corações, com a mesma paixão de quem sabe que o espetáculo nunca termina.
Tags:
Programação
