Depois de emocionar o público com uma sessão lotada no Festival do Rio, o filme '90 Decibéis' segue sua trajetória em importantes eventos de cinema internacionais e nacionais. A produção será exibida na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival du Film Brésilien de Montréal. Na Mostra SP, o longa terá duas sessões: no Espaço Petrobras de Cinema, no dia 18/10 às 19h55, e no Reserva Cultural, no dia 24/10 às 16h50. Já em Montréal, as sessões acontecem no Cinema du Parc, nos dias 24/10 às 16h15 e 30/10 às 17h00.
Criado e escrito por Julia Spadaccini, com direção de Fellipe Barbosa, o longa é protagonizado por Benedita Casé Zerbini, que estreia como atriz em uma história inspirada na vivência da autora com a surdez. Com 90% do elenco formado por pessoas com deficiência e mães atípicas – com nomes como como Stefano Carta, Maurício Destri, Leandro Ramos, Pedro Neschling, Bukassa Kabengele, Haonê Thinar, Andrea Neves, Cleber Tolini, Pedro Fernandes e Jadson Abraão, entre outros, e participações especiais como Isabel Filardis, Bel Kutner, Amaury Lourenzo, Yohama Eshima, Pedro Henrique França e Luciano Mallmann – '90 Decibéis' reafirma o protagonismo de corpos diversos no audiovisual brasileiro.
O filme acompanha Ana (Benedita Casé Zerbini), uma advogada que precisa se reinventar após ser diagnosticada com uma perda auditiva que vai progredir até a surdez profunda. Ao descobrir uma nova escuta e um novo propósito, ela nos convida a refletir sobre pertencimento e empatia em uma sociedade ainda marcada pelo capacitismo.
'90 Decibéis' é um longa do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, criado e escrito por Julia Spadaccini e dirigido por Fellipe Barbosa. A produção é de Mauricio Quaresma e Raphael Cavaco e a supervisão artística de José Luiz Villamarim.
