![]() |
| Foto: Jaqueline Reis/ Acervo TV Cultura |
Nesta sexta-feira (31/10), o Opinião fala sobre como o AVC tem afetado cada vez mais a população, em especial os jovens. Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição inédita vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.
O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil. Em 2025, já foram mais de 18 mil óbitos, o equivalente a uma morte a cada sete minutos. Embora tradicionalmente ligado ao envelhecimento, a doença tem avançado entre os jovens adultos.
Conforme estudo publicado na revista científica The Lancet Neurology, houve um aumento de quase 15% entre pessoas com menos de 70 anos em todo o mundo e no Brasil; e aproximadamente 18% dos casos de AVC ocorrem entre 18 e 45 anos.
Para falar sobre o assunto, o programa recebe o neurologista Iago Navas, do Hospital das Clínicas da USP, e a educadora e neuropsicóloga Adriana Fóz, que viveu um AVC aos 32 anos e hoje fala sobre como o cérebro pode se reconfigurar por meio da neuroplasticidade. De maneira remota, a conversa é com a empresária Morena Fornaciari, que foi vítima de um AVC aos 29 anos, após fazer uma massagem.
Tags:
Programação
