![]() |
| Foto: Onçafari |
O Repórter Eco deste domingo (26/10) aborda a autorização do Ibama para exploração de petróleo na Foz do Amazonas e o novo relatório do UNICEF sobre a infância Yanomami. O programa ainda apresenta reportagens especiais sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades e o corredor de biodiversidade entre Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. Com apresentação de Adele Santelli, a atração vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.
O novo relatório do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), elaborado em parceria com as associações Hutukara e Urihi, é o tema da reportagem de abertura da edição. A pesquisa indica caminhos para proteger a infância Yanomami, diante de ameaças como o garimpo ilegal, e defende que políticas públicas sejam construídas em conjunto com as lideranças indígenas, respeitando sua cultura e visão de mundo.
O programa também fala sobre os resultados do estudo do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com sede em Londres, lançado às vésperas da COP30, em Belém, no Pará. Segundo ele, as 40 capitais mais populosas do planeta registraram um aumento de 25% nos dias de calor intenso em relação à década de 1990. São Paulo e Brasília estão entre elas. Especialistas alertam para os riscos à saúde, a falta de áreas verdes e a urgência de investir em transporte público sustentável como medida de mitigação.
O Repórter Eco ainda traz uma matéria sobre o projeto Rios Jaguar, iniciativa que busca restaurar e reconectar ecossistemas para proteger espécies ameaçadas, entre elas a onça-pintada. Seu objetivo é criar um corredor ecológico de mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, maior que o estado do Amazonas, por meio da utilização de grandes rios, incluindo o Paraguai, Paraná e Iguaçu, como caminhos naturais para o deslocamento da fauna.
Tags:
Programação
