![]() |
| Cenas dos longas ''A Procura de Martina'', ''Betânia'', ''Retrato de um Certo Oriente'', ''A Metade de Nós'' e ''O Caso Escola Base''. Fotos: Divulgação |
A partir do dia 21 de dezembro, o Canal Brasil apresenta uma sequência de cinco coproduções em sua grade: a estreia do filme ''A Procura de Martina'', de Márcia Faria; e os quatro longas-metragens inéditos ''Betânia'', Marcelo Botta, ''Retrato de um Certo Oriente'', de Marcelo Gomes, ''A Metade de Nós'', de Flávio Botelho e o documentário inédito ''O Caso Escola Base'', de Paulo Henrique Fontenelle. As estreias, que serão exibidas entre os dias 21 e 27 de dezembro, abordam temas como memória, identidade, luto, pertencimento e responsabilidade da mídia.
Dirigido por Márcia Faria, ''A Procura de Martina'' acompanha Martina, uma viúva de 75 anos diagnosticada com Alzheimer, que recebe uma ligação capaz de reacender a busca pelo neto desaparecido há mais de três décadas. Interpretada por Mercedes Morán, a personagem enfrenta o avanço da doença enquanto tenta recompor fragmentos do passado. O filme, que será exibido no domingo, 21/12, às 19h30, foi reconhecido em importantes festivais internacionais. O longa conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Internacional de Cinema do Uruguai (2025), o de Melhor Filme Latino-Americano no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (2024) e o de Melhor Atriz para Mercedes Morán no Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú (2024).
Já “Betânia”, que chega ao canal na segunda-feira, 22/12, às 21h30, retrata a trajetória de uma parteira de 65 anos que, após a morte do marido, retorna à aldeia natal nos Lençóis Maranhenses. Cercada pela força da comunidade e pelas tradições do Bumba Meu Boi, Betânia revisita suas raízes e busca um novo sentido de pertencimento em um território marcado pelo encontro entre tradição e modernidade. O longa é dirigido por Marcelo Botta.
Na terça-feira, dia 23/12, às 23h30, será exibido ''Retrato de um Certo Oriente'', de Marcelo Gomes. Ambientado no pós-guerra, em 1949, o filme narra a viagem de dois irmãos libaneses rumo ao Brasil, atravessada por conflitos religiosos, paixões proibidas e escolhas irreversíveis. Entre o Oriente Médio e a Amazônia, a narrativa constrói um drama trágico sobre intolerância, desejo e destino. O longa foi amplamente reconhecido em festivais nacionais e internacionais, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia no Festival Ibero-Americano de Cinema de Huelva (2024), além de Melhor Som de Longa-Metragem no Prêmio ABC de Cinematografia (2025) e Melhor Roteiro pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (2025).
O longa documental inédito de Paulo Henrique Fontenelle ''O Caso Escola Base'' também chega à programação em dezembro, com exibição no sábado, dia 27/12, às 14h. A produção revisita um dos episódios mais emblemáticos da história recente do jornalismo brasileiro. A partir do ponto de vista das vítimas e de profissionais da imprensa, a obra reconstitui uma denúncia de abuso sexual que levou à destruição da vida de sete inocentes, mostrando um estudo sobre sensacionalismo, erros investigativos e responsabilidade midiática.
A quinta coprodução a chegar no canal em dezembro é ''A Metade de Nós'', de Flávio Botelho. O filme será exibido no sábado, 27/12, às 19h. O longa conta a história de um casal na terceira idade que enfrenta o luto após o suicídio do único filho. Vividos por Denise Weinberg e Cacá Amaral, Francisca e Carlos elaboram a perda de formas opostas, colocando a própria relação à prova. O longa foi reconhecido em importantes festivais, conquistando o Prêmio de Melhor Filme de Ficção Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2023), Melhor Atuação para Denise Weinberg e Cacá Amaral no Festival Mix Brasil (2023) e o prêmio de Melhor Atriz para Denise Weinberg pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (2025).
A Procura de Martina (2025) (87') – Coprodução – Estreia
Horário: Domingo, dia 21/12, às 19h30
Classificação: 14 anos
Direção: Márcia Faria
Sinopse: Martina, viúva de 75 anos diagnosticada com Alzheimer, recebe um telefonema inesperado que pode ser a chave para resolver um mistério que dura mais de 30 anos: o possível paradeiro de seu neto desaparecido.
Betânia (2025) (125') – Coprodução – Inédito
Horário: Segunda, dia 22/12, às 21h30
Classificação: 12 anos
Direção: Marcelo Botta
Sinopse: Betânia retrata a história da matriarca de uma grande família, uma mulher de 65 que trabalha como parteira. Depois da morte do marido, suas filhas a convencem a voltar para a aldeia onde nasceu e onde o resto da família ainda vive, na orla das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Movida pelo som ancestral do Bumba Meu Boi e pela força da comunidade, Betânia tenta reconstruir sua vida e renascer, deixando para trás uma vida simples e agrária e encontrando uma sensação de pertencimento nesse lugar marcado pela mistura da modernidade e da tradição.
Retrato de um Certo Oriente (2025) (89’) – Coprodução – Inédito
Horário: Terça, dia 23/12, às 23h30
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Em 1949, dois irmãos libaneses fogem da guerra iminente e embarcam rumo ao Brasil. Durante a travessia, paixões, conflitos religiosos e ciúmes desencadeiam uma sucessão de eventos que mudará o destino de todos. Ambientado entre o Oriente Médio e a Amazônia, o filme constrói um drama trágico sobre intolerância, escolhas e consequências, reconhecido por importantes prêmios nacionais e internacionais.
O Caso Escola Base (2025) (118’) – Coprodução – Inédito
Horário: Sábado, dia 27/12, às 14h
Classificação: 14 anos
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Sinopse: Uma denúncia de abuso sexual de crianças de uma escola de São Paulo, na década de 1990, promove um ''linchamento'' público de sete inocentes, motivado pelo sensacionalismo da mídia e pelos erros nas investigações por parte da polícia. A série documental reconta, do ponto de vista das vítimas e dos profissionais de imprensa, esse emblemático evento que se tornou referência nas escolas de jornalismo do Brasil.
A Metade de Nós (2024) (90') – Coprodução – Inédito
Horário: Sábado, dia 27/12, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: Flávio Botelho
Sinopse: A trama acompanha a história de Francisca (Denise Weinberg) e Carlos (Cacá Amaral), um casal na terceira idade que acaba de perder o primeiro e único filho, Felipe, em um suicídio. Durante o período de luto, cada uma busca suas próprias motivações para se livrar de qualquer culpa e suposições de como seria se tivessem agido de forma diferente. Nesse momento, o casal encontra conflitos em sua própria relação. Enquanto Carlos tenta descobrir as partes que não conhecia de seu filho morto e se muda para o antigo apartamento do jovem, Francisca procura se isolar, mas ainda busca respostas para as ações de Felipe e um motivo. Aos poucos, eles tentam descobrir se existem novas maneiras de viver e encontrar sentido em suas vidas novamente, enfrentando os desafios juntos.
Tags:
Programação
