TV Cultura exibe documentário que analisa legado, impasses e impactos da COP30 no Brasil

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (17/12), às 22h, a TV Cultura exibe o documentário inédito "COP30 - O Legado da Conferência do Clima do Brasil". A produção do Departamento de Jornalismo faz um resumo da COP30 - A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará. A reportagem especial mostra como foram os preparativos, os principais temas debatidos e as conclusões da Conferência das Partes.
 
A realização da COP30 no Brasil foi estratégica e reforçou a busca do protagonismo do País nas negociações climáticas. Segundo o relatório das Nações Unidas, as mudanças do clima estão diretamente ligadas ao aumento no número de refugiados no mundo. Três em cada quatro refugiados vivem em países sujeitos a desastres naturais. A cada três segundos, duas pessoas abandonam as casas fugindo da seca extrema, da fome, de enchentes, de tempestades severas. Já numa pesquisa da GenialQuest, 42% dos entrevistados apontaram que as secas estão mais prolongadas. Segundo o levantamento, 94% já sentiram ao menos um efeito das mudanças climáticas nas regiões onde moram. Outro dado relevante aponta que, nos últimos 20 anos, 37 doenças apareceram ou reapareceram no planeta, em consequência de mudanças climáticas.
 
A COP30 reuniu em Belém representantes de 170 países. A capital paraense recebeu mais de 50 mil pessoas durante o evento. A reportagem de Lais Duarte e do repórter cinematográfico Euclides José mostra as benfeitorias e o legado deixado pela COP30 para a população. Entre os principais temas discutidos na COP30 estão: redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático para países em desenvolvimento, transição para energias renováveis e soluções de baixo carbono, preservação de florestas e biodiversidade, e a justiça climática.
 
O chamado "mapa do caminho" para o fim dos combustíveis fósseis não foi incluído no texto final da COP30. A discussão foi bloqueada por países produtores de petróleo. A negociação resultou em uma declaração final que focou mais em financiamento para adaptação do que na eliminação dos combustíveis fósseis. Para muitos ambientalistas, a COP30 decepcionou ao não avançar nessa área.

O documentário ouviu os principais ambientalistas, políticos, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e o líder do povo indígena Kayapó, cacique Raoni, além de outras lideranças indígenas.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato