Com visual renovado e foco em dados, CNN Brasil inicia cobertura das Eleições 2026

Foto: CNN Brasil

A CNN Brasil oficializou o início de sua cobertura para as Eleições de 2026. Antecipando-se ao cronograma tradicional do setor, a emissora integra suas plataformas de TV e digital para oferecer ao público ferramentas exclusivas de monitoramento do cenário político. O projeto combina uma nova identidade visual, já no ar, a um plano de expansão digital escalonado para acompanhar a decisão de mais de 155 milhões de eleitores.
 
Para capitanear a leitura dos cenários, a CNN Brasil escalou novamente o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, doutor pelo IUPERJ e mestre pela UFPE. A participação do especialista segue uma estratégia progressiva que começa com intervenções pontuais nos telejornais e conteúdos para redes sociais. A partir de março, as análises tornam-se fixas e quinzenais, evoluindo para um quadro semanal na grade em abril, quando Lavareda passará a integrar programas como o CNN 360º para analisar o aquecimento do cenário político.
 
Embora a cobertura já conte com um bloco temático na home e identidade visual nas redes sociais, a emissora prepara para março o lançamento da segunda fase de seu ecossistema digital, em que será inaugurada uma página que reunirá o calendário oficial atualizado, incluindo as convenções partidárias entre julho e agosto, e mapas interativos para o monitoramento da força dos partidos e das definições de candidaturas.
 
Ao longo do ano, a CNN Brasil acompanhará as principais etapas do calendário eleitoral, a definição das candidaturas à Presidência da República, as disputas nos estados e a renovação de dois terços do Senado, com uma cobertura multiplataforma que terá no Magic Wall, ferramenta interativa tradicional da CNN e referência mundial, um de seus principais recursos para a visualização e análise do cenário eleitoral, além de séries de entrevistas com os principais candidatos e reportagens especiais para mapear a mobilização do eleitorado em todo o país.

Antonio Lavareda. Divulgação: CNN Brasil
 
O pilar tecnológico da cobertura será retomado o Índice CNN, desenvolvido em parceria com o Ipespe Analítica. Diferente de uma média simples, a ferramenta funciona como um agregador que utiliza estatística bayesiana e machine learning para calcular a real intenção de voto. O algoritmo atribui pesos variáveis a cada pesquisa, considerando a data de realização e o histórico de assertividade de cada instituto. O abastecimento completo da ferramenta deve ganhar tração em abril, conforme o volume de pesquisas registradas no TSE aumentar.

No dia 4 de outubro, os brasileiros escolherão presidente, governadores e parlamentares, incluindo a renovação de dois terços do Senado Federal.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato