Curta! estreia documentário inédito e exclusivo sobre a disputa geopolítica da Groenlândia

Documentário estreou na Europa em dezembro do ano passado. Foto: Divulgação/Curta!

O ambiente calmo e bucólico das paisagens da maior ilha do mundo contrasta com a recente sensação de medo. A Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, se tornou o centro da disputa geopolítica mais tensa do momento, com as ameaças de invasão militar feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para tentar entender o porquê de um território 80% coberto por gelo e com menos de 60 mil habitantes virar peça central na política internacional, o Curta! estreia, com exclusividade, o documentário inédito ''Groenlândia: O Eldorado do Gelo''. O filme fica disponível no CurtaOn – Clube de Documentários no mesmo dia em que é exibido no canal: 30 de janeiro.
 
O documentário, que estreou na Europa em dezembro de 2025, tem direção de Jean-Yves Cauchard e Vivien Meltz, e produção da Temps Noir e Arte Geie. Com depoimentos inéditos e imagens de arquivo, o filme apresenta um breve histórico da região, desde a Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra Fria, e chegando à atual tensão entre Estados Unidos, Europa e China. A obra também destaca a importância do debate sobre o aquecimento global, as riquezas naturais do território e mostra o que os groenlandeses estão fazendo para encontrar a melhor solução para o conflito.
 
"Recebemos informações de que cidadãos americanos estão trabalhando clandestinamente na Groenlândia para tentar implementar um movimento de liberação, identificando civis que apoiam Trump”, conta o jornalista dinamarquês Niels Fastrup, revelando que esses cidadãos elaboram campanhas de desinformação a partir de assuntos e casos, por exemplo, que possam causar uma divisão entre a Groenlândia e a Dinamarca.
 
O filme mostra imagens da visita de Charlie Kirk, o ativista trumpista assassinado em setembro de 2025, à ilha, distribuindo bonés do movimento MAGA aos moradores locais e fazendo vídeos com apoiadores de Trump. Por outro lado, exibe também protestos de groenlandeses contra a ofensiva de Trump, que contaram com a participação do primeiro-ministro da Groelândia, Jens-Frederik Nielsen. E ainda registros de visitas de Emmanuel Macron ao território, pronunciamentos de Vladimir Putin sobre o conflito e depoimentos de políticos, pesquisadores e especialistas.
 
"A França tem muitos territórios ultramarinos. É por isso que Macron se posicionou dessa forma, pois ele teme que, se a Groenlândia entrar em disputa, outros territórios também poderão entrar", analisa o deputado dinamarquês do Partido Popular Conservador, Rasmus Jarlov.
 
''Groenlândia: O Eldorado do Gelo'' é uma produção da Temps Noir e Arte Geie. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) a partir do dia 30. A estreia é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 30 de janeiro, às 21h.

'Marajó Ancestral' é o primeiro de seis episódios da série. Foto:Divulgação/Curta!

Série inédita 'Amazônia Ancestral' apresenta diversos saberes e fazeres tradicionais dos
povos amazônicos

O mundo conhece a Amazônia como a maior floresta tropical do mundo, lar de encantos e riquezas naturais. Para muitos, porém, ela é muito mais, um local de conexão com o passado, resistência e encontro. A série inédita ''Amazônia Ancestral'', que estreia com exclusividade no Curta!, exalta o povo amazônico ao apresentar os ritos, saberes e tradições. A série completa está disponível no CurtaOn - Clube de Documentários.
 
Série original viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para estreia no canal, a produção é da Z Filmes. A direção e o roteiro são de Zienhe Castro, que passeia pelas florestas, mangues e rios a fim de entender o sentimento de conexão profunda dos moradores da Amazônia com a região. O primeiro dos seis episódios, ''Marajó Ancestral'', conta como a arte se tornou paixão e identidade dos marajoaras.
 
''O mais legal de falar da cerâmica marajoara é a importância dela para o pertencimento do próprio povo marajoara enquanto Marajó. Por certa necessidade de pertencimento, o povo pegou essa referência para si. E é também uma questão espiritual, uma volta aos antepassados'', conta o antropólogo Kildren Pantoja.
 
Morador da cidade de Soure, na Ilha do Marajó, no Pará, Ronaldo Guedes encontrou o sentido de sua vida na cerâmica. Suas raízes o ensinaram o respeito à natureza, o uso consciente e equilibrado dos recursos naturais e a preservação da vida animal. E seu talento para transformar o barro em peças de cerâmica mantém viva uma tradição de séculos.
 
''Quando fui mergulhando no universo dos meus antepassados, da ocupação humana aqui, fui entendendo que futuro eu quero para mim e para esse lugar. Isso dá sentido para as coisas, pois estamos produzindo para nós, para que nossa comunidade possa ver isso, se orgulhar, se sentir bem. Isso cria outro aspecto da relação do ser humano com o lugar e com as pessoas'', afirma o ceramista e pesquisador.
 
O episódio mostra como o DNA marajoara se liga às artes, de maneira geral. O povo que habitou essas terras produziu tecnologias, desenvolveu artefatos dos mais antigos das Américas, e, no encontro de povos que resistiam à escravidão e ao domínio colonial, criou também ritmos para contar histórias, como o carimbó.
 
''O tambor não mente. Ele é uma conexão entre nós e nossos antepassados. Toda uma história antiga enquanto estou ali sentada tocando, vendo as pessoas dançando, é uma energia tão forte, contagiante. Aquilo é incrível. Se você parar para escutar o carimbó, é a história de vida da pessoa que está compondo aquela música'', exalta artesã e percussionista Milene Pinheiro.
 
Além de ''Marajó Ancestral'', a série também apresenta ''Amazônia é mulher'', ''Saberes Originários'', ''Os primeiros Amazônidas'', ''Amazônia Negra'', ''O Futuro é Ancestral''. ''Amazônia Ancestral'' é uma produção Z Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 30 de janeiro, às 20h.

Segunda da Música – 26/01

22h30 – ''Paulo César Pinheiro – Letra e Alma''

Poeta, escritor, compositor e referência incontestável da rica produção cultural brasileira, Paulo César Pinheiro fala sobre suas origens, referências literárias, seu encontro com a poesia e o que lhe deu "régua e compasso". Autor de vasta e rica produção, entre músicas, livros, peças teatrais e de parcerias memoráveis, que já atravessam 5 gerações, o poeta não dá sinais de que a genial inspiração possa se esgotar. Direção: Cleisson Vidal e Andrea Prates Duração: 85min Classificação: AL Horários alternativos: dia 27, às 02h25 e às 16h25; dia 28, às 10h25; dia 02, às 02h.

Terça das Artes - 27/01

21h30 - ''A Ruptura Impressionista'' (Documentário)

A aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançaram uma estética que rompeu com o estilo das pinturas históricas exibidas nos salões oficiais da época. Direção: François Lévy-Kuentz Duração: 52 min. Classificação: AL Horários alternativos: dia 28, às 01h30, e às 15h30; dia 29, às 09h30; dia 31, às 09h; dia 01, às 15h; dia 02, às 01h.

Quarta de Cena & Cinema - 28/01

21h30 – "Grupo Corpo Pela Música'' (Documentário)

''Grupo Corpo pela Música'' é um documentário sobre a produção musical original brasileira suscitada pelo grupo de dança mineiro ao longo de sua trajetória de mais de 45 anos. Paralela à produção de seus espetáculos, o Grupo Corpo vem consolidando um espaço de criação para música original brasileira e, assim, constituindo um acervo musical que marca sua trajetória e dos artistas envolvidos. Direção: Armando Mendz e Janaina Patrocínio Duração: 81 min. Classificação: AL. Horários alternativos: dia 29, às 01h30 e às 15h30; dia 30, às 09h30; dia 31, às 14h; dia 01, às 20h.

Quintas do Pensamento – 29/01

22h– ''Artéria: Poesia em Revista'' (Documentário)

O documentário propõe um mergulho na história e na produção das revistas de poesia experimental que surgiram no Brasil na década de 1970. Narrado a partir da experiência da revista ''Artéria'', única sobrevivente ainda em atividade, o filme revela um universo de resistência e criação poética vanguardista que, embora tenha sido fértil e atuante no país, segue desconhecido do grande público. Direção: Bruna Callegari Duração: 82 min Classificação: AL Horários alternativos: dia 30, às 02h e às 16h; dia 31, às 12h30; dia 01, às 18h30; dia 02, às 10h.

Sextas de História & Sociedade - 30/01

20h – ''Amazônia Ancestral'' (Série) Ep: Marajó Ancestral - Inédito e Exclusivo

A série se abre abordando os saberes e tradições da Ilha do Marajó, berço de uma das mais desenvolvidas civilizações pré-cabralianas que existiram na Amazônia. O fio condutor do episódio é o artista visual e ceramista Ronaldo Guedes, nascido em Soure. Seu campo de trabalho, a cerâmica, se baseia nos principais vestígios e legados da cultura marajoara que habitava a ilha, a Cerâmica Marajoara. Direção: Zienhe Castro Duração: 26min. Classificação: A10 anos Horários alternativos: dia 31, às 00h e às 12h; dia 01, às 18h; dia 02, às 14h; dia 03, às 08h.

21h – ''Groenlândia: O Eldorado do Gelo'' (Documentário) - Inédito e Exclusivo

A Groenlândia é a terra de todos os paradoxos. A maior ilha do mundo, com seus 2,2 milhões de km² cobertos em 80% por gelo, é também um dos territórios menos densamente povoados da Terra, com apenas 57 mil habitantes. Vivendo principalmente da pesca, do turismo e de subsídios dinamarqueses, a ilha abriga um tesouro potencial. Estamos falando de 25% das reservas mundiais de hidrocarbonetos, a terceira maior reserva de urânio e 20% das terras raras. Um Eldorado gelado que hoje desperta todos os tipos de ambições. Hoje, a Groenlândia é um dos territórios onde o futuro do nosso mundo multipolar está sendo moldado. É isso que o documentário explora, abordando tanto os seus desafios econômicos e comerciais quanto as suas implicações ecológicas e militares. Devido à sua localização geográfica e aos seus recursos minerais, a Groenlândia tornou-se, portanto, uma importante questão geopolítica entre os Estados Unidos, a Europa, a Rússia e a China. Mas o que os groenlandeses desejam para o seu futuro? Direção: Jean-Yves Cauchard e Vivien Meltz Duração: 55 minutos Classificação: AL Horários Alternativos: dia 31 de janeiro, às 01h e às 17h; dia 01 de fevereiro, às 21h35; dia 02 de fevereiro, às 15h; dia 03 de fevereiro, às 09h

Sábado - 31/01

21h25 – ''Cássia Eller'' (Documentário)

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública. Direção: Paulo Henrique Fontenelle Duração: 113 min Classificação: 12 anos

Domingo - 01/02

22h35 – O Brasil que Não Houve - As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas (Documentário)

Neste documentário-comédia, Gregorio Duvivier narra as aventuras do Barão de Itararé e os tropeços de um Brasil entre a graça e a desgraça. Com humor afiado, o filme revisita a história oficial sob a ótica irreverente de Aparício Torelly, o Barão, que desafiou o poder com piadas — e acabou preso três vezes por isso. Direção: Arnaldo Branco e Renato Terra Duração: 70min Classificação: AL

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato