![]() |
| Foto: Globo/Divulgação |
Falta pouco para o Carnaval e, nas quadras, ruas e barracões de São Paulo e do Rio de Janeiro, o ritmo já é de contagem regressiva. Enquanto as escolas ajustam os últimos detalhes para entrar na avenida, o Jornalismo da Globo reforça sua cobertura da maior festa popular do país com séries e programas locais que mostram os bastidores, os enredos, a tradição e, principalmente, as pessoas que fazem o Carnaval acontecer.
Nesta segunda-feira, dia 19, o 'SP1' estreia mais uma edição da série 'Enredos'. Ao longo de 14 reportagens, uma para cada escola do Grupo Especial, os repórteres Gessyca Rocha e Romulo D’Avila visitam barracões e quadras para mostrar como estão sendo preparados os desfiles no Sambódromo do Anhembi. As reportagens ouvem os carnavalescos, integrantes das comunidades e detalha os sambas-enredo que serão cantados na avenida, com as letras completas e a explicação dos significados de cada tema que estará em jogo na disputa pelo título.
''É incrível poder visitar os barracões, a quadra, os ensaios e sentir a energia das escolas. O samba tem esse poder de união. O carnaval é uma das melhores formas de aprender sobre o Brasil e sua história. Cada desfile é uma aula diferente'', destaca Gessyca Rocha.
Também nesta segunda-feira, o 'SP2' estreia a série 'Espelho', um mergulho no legado do Carnaval paulistano. Em sete reportagens, sendo duas escolas por episódio, Gessyca Rocha e Romulo D’Avila mostram como funções essenciais das agremiações, como mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira, direção de harmonia, intérpretes, passistas, mestres de barracão e rainhas, passam de geração em geração. Histórias de pertencimento, transmissão de conhecimento e orgulho comunitário revelam a força de uma cultura viva, que se renova a cada Carnaval. ''Espero que a série faça as pessoas refletirem sobre a importância de valorizar a nossa cultura e manter viva a potência que é o Carnaval. Algo nosso, do Brasil, que precisa de continuidade'', afirma Gessyca. Romulo D’Avila completa: ''As reportagens mostram o quanto o Carnaval de São Paulo é diverso. Os enredos, a criatividade e a pluralidade cultural vão levar o telespectador para muitos lugares diferentes''.
No Rio de Janeiro, a partir do dia 26 de janeiro, Mariana Gross e Alexandre Henderson iniciam as tradicionais ancoragens do 'RJ1' direto da Cidade do Samba, apresentando as 12 escolas do Grupo Especial que vão desfilar na Marquês de Sapucaí. Neste ano, a cobertura ganha dois quadros inéditos: em um deles, cada escola terá um segredo especial do desfile que será revelado ao vivo; no outro, Alexandre Henderson é desafiado a viver diferentes papéis do Carnaval, apresentando‑se como segmentos e personagens da festa.
Em seu terceiro ano de exibição, no dia 31 de janeiro, a TV Globo estreia mais uma edição do programa 'Apoteose do Samba', que neste ano homenageia trabalhadores e comunidades que sustentam o Carnaval ao longo de todo o ano, mostrando os empregos gerados pela festa, a indústria do samba, a economia criativa e tradições que atravessam gerações. Conduzido pelos repórteres Chico Regueira, Lilian Ribeiro, Alexandre Henderson e Francini Augusto, o programa vai ao ar em dois episódios, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Uma semana antes dos desfiles em São Paulo, no dia 7 de fevereiro, Mariana Aldano apresenta mais uma edição do programa 'SP no Samba', que irá mostrar as mudanças nos desfiles do Carnaval paulistano e o que as 14 escolas do Grupo Especial vão levar para o Sambódromo do Anhembi.
Tags:
Programação
