![]() |
| Cenas de: ''Malu'', ''Benzinho'', ''Medusa'' e ''Levante''. Fotos: Divulgação |
Foi dada a largada na temporada 2026 das grandes premiações do cinema e o Canal Brasil entra no clima dos festivais de Sundance e Rotterdam com maratonas especiais de filmes brasileiros que já passaram pelos eventos. Na quarta, dia 21, vão ao ar quatro longas-metragens coproduzidos pelo canal e exibidos em Sundance, nos Estados Unidos: "Malu", "Marte Um", "Benzinho" e "Divino Amor”. Já no dia 28, entram em cena longas e curtas que foram premiados ou exibidos no Festival de Rotterdam, nos Países Baixos: "Medusa", "Remendo", "Levante", "Escasso", "Greice", "Suçuarana" e "Capitu e o Capítulo".
Tradicional evento de cinema independente, o Festival de Sundance acontece em Park City, Utah, de 22 de janeiro a 1º de fevereiro. Na véspera da abertura, dia 21, ‘’Malu”, de Pedro Freire, abre a programação especial de Sundance às 20h. Selecionado para a Competição Internacional de Drama (World Cinema) em 2024, o longa retrata a história de vida da mãe do diretor, Malu Rocha (Yara de Novaes), uma atriz que está desempregada no auge dos seus 50 anos e tem relações complexas e desagradáveis com a mãe conservadora e sua filha adulta. Às 21h45, é a vez de "Marte Um", filme de Gabriel Martins exibido em Sundance em 2022. O longa apresenta o cotidiano de uma família periférica nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas) mora na periferia, é entusiasta da astrofísica e sonha em participar de uma missão colonizadora de Marte, que acontecerá em 2023.
"Benzinho", de Gustavo Pizzi, dá continuidade à maratona às 23h40. Exibido no festival em 2018, o filme conta a história familiar de Irene (Karine Teles), mãe de Fernando (Konstantinos Sarris), que recebeu um convite para jogar futebol na Alemanha. Ao mesmo tempo em que lida com a partida do filho, Irene precisa ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves), que vive um relacionamento abusivo. Encerrando a programação, à 1h15, vem “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro, que teve passagem pelo evento em 2019. Estrelado por Dira Paes e Júlio Machado, o drama acompanha a personagem Joana, uma mulher que trabalha como escrivã em um cartório e tenta reunir casais divorciados através de uma terapia religiosa de reconciliação chamada Divino Amor.
Na quarta-feira, dia 28, é a vez da maratona dedicada ao Festival de Rotterdam. Às 20h, ''Medusa'', de Anita Rocha da Silveira, abre a programação com a história de um grupo de mulheres que fazem de tudo para manter a aparência perfeita em meio a um regime de opressão. O elenco tem nomes como Mariana Oliveira, Thiago Fragoso e Bruna Linzmeyer. "Remendo", curta-metragem de Gg Fákọ̀làdé, é exibido às 22h10. A trama acompanha Zé, um homem de meia-idade em busca de um amor e que, ao mesmo tempo, precisa aprender a consertar seu relacionamento consigo mesmo. "Levante", de Lillah Halla, vai ao ar às 22h35 e conta a história de Sofia (Ayomi Domenica), uma jogadora de vôlei de 17 anos que descobre estar grávida.
À 0h10 é exibido "Escasso", curta-metragem de Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia que acompanha Rose, interpretada pela diretora Clara Anastácia, uma passeadora profissional de pets que apresenta sua nova casa para uma equipe documental e celebra o sonho da casa própria. Em ''Greice'', de Leonardo Mouramateus, apresentado à 0h30, a protagonista é uma jovem de 22 anos que estuda Belas-Artes em Lisboa e se envolve com o estranho Afonso. Dias depois, ambos são responsabilizados por um acidente ocorrido na festa de recepção dos calouros.
Às 2h20 é exibido "Suçuarana", de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, que acompanha Dora, uma mulher que há mais de dez anos vive pelas estradas brasileiras sem criar raízes, guiada por lembranças da mãe e em busca de Suçuarana — um lugar misterioso mencionado pela falecida. Encerrando a programação, às 3h45, vem ''Capitu e o Capítulo'', de Julio Bressane, longa que traz um novo olhar sobre a obra ''Dom Casmurro'', de Machado de Assis. Mariana Ximenes interpreta Capitu e Vladimir Brichta, o jovem Bentinho. Anos mais tarde, ele assume o apelido de Casmurro, interpretado por Enrique Diaz, e narra a história dessa paixão desenfreada.
Maratona Festival de Sundance
Horário: Quarta, 21/01, a partir das 20h
Malu (2024) (102') – Coprodução
Horário: Quarta, 21/01, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Pedro Freire
Sinopse: O filme conta a narrativa de Malu (Yara de Novaes), uma atriz desempregada no auge dos seus 50 anos que vive em uma casa na periferia do Rio de Janeiro. A atriz é obrigada a conviver com a sua mãe racista e tenta lidar com a relação tensa e desagradável que mantém com sua própria filha. Malu enfrenta essa luta constante contra más energias e relações enquanto tenta sobreviver à grande concentração de memórias de um passado artístico glamuroso que a persegue. À medida que os conflitos familiares se intensificam, começa a explorar novas oportunidades de autoafirmação e recomeço, buscando reconectar-se com sua paixão pela atuação. Através de encontros inesperados e reflexões sobre sua vida, ela descobre a força para confrontar suas feridas emocionais, desafiando preconceitos e a ideia de que sua carreira acabou. Malu é uma jornada emocionante sobre resiliência, autodescoberta e a busca por uma identidade em meio ao caos familiar.
Marte Um (2022) (115')
Horário: Quarta, 21/01, às 21h45
Classificação: 16 anos
Direção: Gabriel Martins
Sinopse: "Marte Um", de Gabriel Martins, traz a história do cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas) mora na periferia e sonha em ser astrofísico e participar de uma missão colonizadora de Marte, que acontecerá em 2023. Apesar das condições adversas e do sonho do pai do menino de que ele seja jogador de futebol, ele não desiste e passa grande parte dos seus dias estudando através de vídeos e palestras sobre astronomia na internet. A perseverança do menino e a superação dos dilemas familiares é o que inspira a história.
Benzinho (2018) (108')
Horário: Quarta, 21/01, às 23h40
Classificação: 12 anos
Direção: Gustavo Pizzi
Sinopse: Fernando (Konstantinos Sarris) é o jovem e talentoso arqueiro de handebol do time do colégio. Prestes a disputar a partida mais importante de sua vida, o menino é convidado a treinar e estudar na Alemanha. A proposta, irrecusável para um rapaz cujo sonho é se tornar jogador profissional, insere Irene (Karine Teles), sua mãe, em uma espiral de sentimentos confusos, um misto de felicidade pelo desejo do filho, mas de tristeza por sua partida. E esse não é seu único problema. Ela precisa lidar com a perspectiva de falência do negócio do marido, Klaus (Otávio Müller), e a dificuldade para gerenciar os bicos feitos com a irmã, Sônia (Adriana Esteves), vítima do comportamento agressivo de Alan (César Troncoso), seu esposo.
Divino Amor (2019) (101')
Horário: Quinta, dia 22/01, à 1h15 (madrugada de quarta para quinta)
Classificação: 18 anos
Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: O Brasil vive uma nova era em 2027. O carnaval foi substituído por festas gospel. A tecnologia avançou para possibilitar um estado hi-tech, mas os fins dados ao progresso são temerosos. Agora, scanners são capazes de dizer o estado civil de uma pessoa, existem exames expressos de DNA e igrejas em estilo drive-thru. A burocracia neopentecostal e suas incoerências estão representadas na figura de Joana (Dira Paes), uma funcionária pública que utiliza seu trabalho para convencer casais que desejam o divórcio a continuarem juntos. O casamento com Danilo (Julio Machado) é perfeito, exceto pela falta de um filho que, apesar de diversas tentativas, teima em não vir. A fé de ambos, no entanto, sofre um golpe duro quando o casamento entra em crise e as novas liturgias são questionadas.
Maratona Festival de Rotterdam
Horário: Quarta, 28/01, a partir das 20h
Medusa (2023) (132’)
Horário: Quarta, dia 28/01, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Anita Rocha da Silveira
Sinopse: Para resistir à tentação, Mariana e suas namoradas fazem o melhor que podem para controlar tudo e todos ao seu redor. Entretanto, chegará o dia em que a vontade de gritar será mais forte do que nunca.
Remendo (2023) (20’)
Horário: Quarta, dia 28/01, às 22h10
Classificação: 14 anos
Direção: Gg Fákọ̀làdé
Sinopse: Zé é um homem negro de meia-idade que tem uma oficina de eletrodomésticos na periferia e está em busca de amor. Enquanto uma nova inquilina chega ao prédio de sua mãe, ele recorre a divindades para tentar resolver seus problemas amorosos e sua autoestima, enfrentando os traumas invisíveis do colonialismo para encontrar um novo tipo de liberdade.
Levante (2024) (97')
Horário: Quarta, dia 28/01, às 22h35
Classificação: 16 anos
Direção: Lillah Halla
Sinopse: O filme acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre que está grávida. Ela decide interromper a gravidez de forma clandestina, mas um grupo fundamentalista está disposto a detê-la para que não realize o aborto. Entretanto, Sofia está decidida e conta com uma vasta rede de apoio e com o amor dessas pessoas.
Escasso (2022) (15’)
Horário: Quinta, dia 29/01, à 0h10 (madrugada de quarta para quinta)
Classificação: Livre
Direção: Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles
Sinopse: Um mockumentary político que nunca fala de política. Um filme excessivo, verborrágico, faminto e cômico. ESCASSO acompanha Rose, uma passeadora profissional de pets que apresenta sua nova casa para uma equipe documental enquanto celebra a realização de um sonho: o da casa própria, mesmo que ocupada. Enquanto diz cuidar do imóvel e aguardar o retorno da proprietária, a nova ''inquilina'' cria intimidade com a casa, assumindo um estado de paixão pela dona ausente.
Greice (2024) (108')
Horário: Quinta, dia 29/01, à 0h30 (madrugada de quarta para quinta)
Classificação: 14 anos
Direção: Leonardo Mouramateus
Sinopse: Greice (Amandyra), uma jovem brasileira de 21 anos, estuda na Universidade de Belas Artes de Lisboa. Nos primeiros dias do verão, ela se envolve com Afonso (Mauro Soares), um rapaz misterioso. Depois de uma festa de boas-vindas para os novos estudantes, o casal é acusado de um estranho acidente que ocorreu no evento. Greice precisa voltar para Fortaleza, sua cidade natal, para renovar a autorização de residência. Escondida em um hotel, enquanto evita que a mãe descubra os problemas em que se envolveu, Greice tenta encontrar um lugar de conforto no mundo.
Suçuarana (2025) (85')
Horário: Quinta, dia 29/01, às 2h20 (madrugada de quarta para quinta)
Classificação: 12 anos
Direção: Clarissa Campolina e Sérgio Borges
Sinopse: Dora vive há mais de 10 anos pelas estradas brasileiras. Sem raízes que a prendam a algum lugar, Dora viaja de uma cidade a outra sem estabelecer morada em lugar nenhum. Ela está em busca de Suçuarana, uma terra desconhecida e aparentemente misteriosa que sua falecida mãe mencionava. Pela região mineradora, Dora vaga na procura desse espaço e de trabalho. Sua jornada se complica quando, após um acidente, a mulher reencontra um cachorro que havia abandonado. Entre as dificuldades e os riscos desse movimento constante, ele a guia até uma aldeia afastada de trabalhadores fabris onde Dora encontra abrigo e consolo temporário.
Capitu e o Capítulo (2021) (75')
Horário: Quinta, dia 29/01, às 3h45 (madrugada de quarta para quinta)
Classificação: 12 anos
Direção: Julio Bressane
Sinopse: Não se trata, como pode parecer à primeira vista, de uma adaptação de “Dom Casmurro”. Capitu e o capítulo é uma dança ensaística ritmada por uma singularidade de estilo: a brevidade de capítulos que expandem a figura do narrador e apresentam, na personalidade incisiva de Capitu e nas respostas titubeantes de Bentinho, uma redefinição dos duos habituais da filmografia do eterno abre-alas do cinema de invenção.
Tags:
Programação
