No 'Companhia Certa', Rodrigo Bocardi fala sobre riscos da inovação no jornalismo e revela bastidores do projeto Boca TV

Foto: RedeTV!

Natural de Ipaussu, no interior de São Paulo, ele cresceu comendo manga direto do pé e quando chegou o momento de escolher a profissão, decidiu: "Quer saber? Acho que quero trabalhar em televisão". E assim Rodrigo Bocardi iniciou sua carreira na comunicação e se tornou um dos âncoras mais carismáticos do telejornalismo. No ''Companhia Certa'' que será exibido na madrugada deste sábado (17) para domingo (18), à 0h30, na RedeTV!, o bate-papo com Ronnie Von, aborda as escolhas profissionais, coberturas marcantes e a criação de um projeto independente que une jornalismo e prestação de serviço.

Ao longo da conversa, o jornalista revela que, já à frente do telejornal ''Bom Dia SP'' (TV Globo), onde trabalhou por 25 anos, sentiu a necessidade de mudar a forma tradicional de apresentar notícias, pois o modelo formal não o motivava mais. ''Pensando um pouco na audiência, no modelo de negócio 'televisão' e na mudança do comportamento das pessoas ao assistirem [...] comecei a testar formatos diferentes, com ousadia, com risco. Paguei muito caro por isso? Paguei. Mas ao mesmo tempo fui evoluindo no improviso, na opinião, em ficar muito tempo exposto no ar. Foi aí que eu comecei sentir prazer'', relembra.

Ele conta que esse movimento de inovar na apresentação também o levou a refletir sobre seu futuro na comunicação e a pensar em outras oportunidades: ''Eu pensei: 'Meu desejo é seguir por um outro caminho que me dê esse prazer, essa coisa da informalidade, da brincadeira'''. Quando saiu da TV Globo, em 2025, Rodrigo transformou uma ideia que nasceu como brincadeira em um projeto sério, o ''Boca TV''. ''Tem um público maravilhoso que não me abandona, é um exército incrível. E aí eu falei: 'Essas pessoas sempre contaram comigo para que eu fosse a voz delas. Por que não usar a força que tenho nas minhas redes sociais para criar um canal?' Crie um número de telefone para o público me enviar suas dores'', explica. 

Em pouco tempo, os resultados foram aparecendo e surpreendendo: ''Hoje recebo de 400 a 500 vídeos por dia. [...] A gente faz a triagem, ouve o poder público ou a empresa do outro lado que está devendo uma prestação de serviço, nós publicamos e vem o conserto. O índice de resolução de tudo que publicamos é algo em torno de 90%.'', diz, orgulhoso, e antecipa o próximo objetivo: ''Vou investir para aumentar a vazão disso. Vou ter um ‘Boca TV’ com o DDD de cada cidade. Nós vamos criar um mutirão para a resolução de problemas e ajudar o poder público no Brasil inteiro''.

Durante a entrevista, o jornalista também relembra a cobertura do acidente da TAM, em 2007, quando ele e o cinegrafista foram a primeira equipe a chegar ao local da tragédia no aeroporto de Congonhas. Bocardi narra a decisão de abandonar o carro ao perceber o trânsito completamente parado. ''O trânsito já travou inteiro e o que que eu faço? E estava relativamente longe... Parei motoqueiros que estavam indo e falei: 'Me dá uma carona até onde você puder me levar' Nós fomos os primeiros a chegar, fomos até mais perto do impacto com o cheiro, o fogo. Foi uma tragédia'', lamenta.

A entrevista com Rodrigo Bocardi será exibida no ''Companhia Certa'' deste sábado (17) para domingo (18), à 0h30, na RedeTV!.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato