O astro Glen Powell (''Assassino Por Acaso'') está de volta às telonas com MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA (''How to Make a Killing''), longa do escritor e diretor John Patton Ford (''Emily, a Criminosa'') que se propõe a refletir sobre o sonho americano com bom humor e ousadia. Afinal de contas, a história do jovem Becket Redfellow (Powell), um trabalhador que almeja uma vida de privilégios, é tudo exceto ordinária.
Com distribuição da Diamond Films, o longa chega aos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro acompanhando o plano nada convencional de Becket de tomar as rédeas da própria vida: eliminar um a um os parentes que estão no seu caminho para a herança do seu avô. A princípio, a estratégia tem contornos nobres. Tudo o que o protagonista quer é vingar sua mãe, que foi abandonada pela família aos 18 anos, depois de engravidar. Contudo, conforme vai chegando cada vez mais perto do seu objetivo, a ambição e o desejo por poder de Becket vão se sobrepondo aos seus valores. Será ele de fato um herói?
Livremente inspirada no longa "As Oito Vítimas", de Robert Hamer, a trama analisa os efeitos da riqueza nas pessoas. "Esse foi um dos aspectos mais fascinantes de fazer esse filme: explorar as diferentes versões da riqueza e o que elas causam nas pessoas. Não é a mesma coisa para todo mundo. Cada personagem usa o dinheiro e essa vantagem de uma maneira única", explica Ford.
Por exemplo, enquanto um primo se vale do seu sobrenome para obter status nos círculos artísticos mais importantes de Nova York com obras medíocres, o outro usa sua influência como coach, construindo um império religioso poderoso. Em outras palavras, MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA coloca no caminho de Becket parentes, digamos, odiáveis – e isso não é por acaso. Assim, o filme espertamente faz do espectador vibrar a cada morte, tornando-o cúmplice e, invariavelmente, colocando-o para questionar até onde ele estaria disposto a ir neste plano.
"O que esse filme demonstra é como nós tratamos uns aos outros. É sobre a nossa tendência, enquanto seres humanos, de querer nos isolar por causa de dinheiro, status ou o que quer que seja", define Bill Camp ("The Mastermind"), um dos grandes nomes que divide a tela com Powell. "É por isso que as pessoas vão adorar esse filme: tem muito com o que se identificar, seja num nível emocional, seja pela sua realidade pessoal."
Além de Powell e Camp, o elenco de MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA ainda conta com Ed Harris ("Love Lies Bleeding - O Amor Sangra"), Margaret Qualley ("A Substância"), Topher Grace ("Infiltrado na Klan"), Jessica Henwick ("Matrix Resurrections") e Zach Woods ("Avenue 5").
"Embora as pessoas digam que a vingança é um prato que se come frio, esse filme é tudo menos frio. É um thriller divertido e perversamente empolgante", afirma Powell.
Com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, MANUAL PRÁTICO DA VINGANÇA LUCRATIVA estreia nacionalmente em 26 de fevereiro.
