![]() |
| Foto: CNN Brasil |
Durante inauguração do ciclo de painéis do CNN Talks Infra | Energia para o Futuro, realizado pela CNN Brasil nesta quarta-feira (1º), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, revelou que a companhia estuda ampliar suas metas de refino para atingir a autossuficiência total em diesel até 2031. O movimento representa um salto estratégico em relação ao planejamento anterior, que previa o atendimento de 80% da demanda nacional.
Diante de um cenário geopolítico volátil, marcado pelo conflito no Oriente Médio e impactos diretos no mercado de petróleo, a executiva destacou que a Petrobras está revisando seu Plano de Negócios para garantir a soberania energética brasileira.
"O diesel é o principal combustível de um país que roda sobre rodas. Hoje garantimos 70% do consumo com produção nacional, mas estamos nos perguntando: somos capazes de fornecer nos próximos cinco anos todo o diesel que o Brasil precisa? Eu estou aguardando essa resposta técnica, mas 80% nós já sabemos que somos plenamente capazes", afirmou.
Brasil como Porto Seguro Energético
A presidente enfatizou que a instabilidade internacional coloca o Brasil em posição de destaque. Com as ameaças ao fluxo de petróleo no Oriente Médio e o fechamento do Estreito de Ormuz, o Brasil se consolida não apenas como grande produtor, mas como um exportador vital e confiável, especialmente para o mercado asiático. "O Brasil está se saindo bem. Enquanto o mundo enfrenta incertezas, nós aumentamos nossa produção de forma consistente. Hoje, o país faz parte de um grupo seleto que possui força produtiva própria para atravessar crises globais", destacou.
Investimento em Refino e Diesel Verde
Para viabilizar a meta de 100% de atendimento do mercado, a Petrobras aposta na expansão de sua capacidade de refino e em inovação tecnológica. Além do diesel fóssil, a Petrobras integra a descarbonização ao seu núcleo de negócios. A companhia já opera com frentes que alcançam 24% de conteúdo renovável, focando no diesel coprocessado para atender às exigências da transição energética sem perder a eficiência operacional.
A executiva reiterou que a busca pela autossuficiência é um compromisso com a estabilidade econômica do país. A estratégia visa proteger o mercado interno de choques de preços internacionais, garantindo rentabilidade ao acionista e segurança ao consumidor brasileiro.
"Nosso trabalho é garantir que a Petrobras continue sendo o motor do desenvolvimento. Queremos dar ao consumidor a certeza da atividade e ao país a garantia de que não faltará energia para crescer", concluiu.
