O empreendedor social Rodrigo Baggio conta sua história no “Inspira.movBrasil”



À frente da Comitê de Democratização da Informática (CDI) desde 1995, o empreendedor Rodrigo Baggio é o convidado do Inspira.mov Brasil, produção inédita da GRIFA FILMES, que a TV Cultura exibe quarta-feira, dia 27 de julho, à meia-noite, logo após o Cultura Livre. No programa, ele relata como a união de seu percurso no campo da tecnologia com sua grande preocupação social resultou na criação de uma ONG que já impactou mais de 1,58 milhões de vidas.  

Ideias e comportamentos inspiradores são a matéria-prima da série inédita de 13 programas Inspira.mov Brasil. A GRIFA FILMES, premiada produtora brasileira que comemora 20 anos em 2016, criou o formato do programa para a TV com o patrocínio da 3M do Brasil. A direção é da premiada diretora de documentários e filmes Mara Mourão.

Rodrigo Baggio – A união de duas paixões: a tecnologia e o trabalho social – dia 27 de julho

Disléxico e hiperativo, aos 12 anos Baggio ganhou seu primeiro computador de uso pessoal. Acostumado a enfrentar dificuldades de aprendizado, conhecer as técnicas de programação abriu um leque de opções para o empreendedor, que diz ter, naquele momento, “aprendido a aprender”. Em uma época em que o uso do computador era restrito a classes mais altas, Baggio já entendia que tinha ali uma ferramenta poderosa para incentivar e impulsionar conhecimento.

Autodidata, Baggio já trabalhou em empresas de consultoria de tecnologia, na multinacional IBM e fundou sua própria startup. Em 1993, ele decidiu se dedicar ao trabalho social e, em 1994, criou a primeira escola de informática e cidadania em um morro carioca. Era uma inovação social porque não só levava a tecnologia associada à cidadania aos alunos como também tinha um modelo de autosustentabilidade e de autogestão.

O que começou literalmente como um sonho se tornou uma realidade que já impactou milhares de vidas, inclusive a de moradores de uma aldeia indígena na fronteira do Brasil com a Bolívia. “Nós organizamos mais de 30 expedições para aldeias remotas no coração da Amazônia” conta Baggio. Uma das coisas mais importantes que ele  diz ter aprendido nos últimos 20 anos é o poder de transformação social do acesso à tecnologia e do acesso à internet.  

Confira os convidados dos próximos programas:
  • 3  de agosto- Lala Deheinzelin
  • 10 de agosto - Facundo Guerra
  • 17 de agosto - Eduardo Srur
  • 24 de agosto - Cilene Saorin
  • 31 de agosto - Mauro Beting
  • 7 de setembro - Edgard Piccoli

Com meia-hora de duração, Inspira.mov Brasil apresenta os pensamentos inovadores fundamentais que nortearam as trajetórias profissional e pessoal dos músicos Antonio Nóbrega e Negra Li, dos artistas plásticos Elifas Andreato e Eduardo Srur, da filósofa Viviane Mosé, dos empreendedores sociais Eduardo Lyra e Rodrigo Baggio, da sommelière de cervejas Cilene Saorin, dos jornalistas Paulo Lima e Mauro Beting, do radialista Edgard Piccoli, do empresário da noite Facundo Guerra e da especialista em economia criativa Lala Deheinzelin. A série foi gravada no teatro Franco Zampari,  da TV Cultura, em São Paulo.  Os depoimentos são intercalados por imagens dos convidados nos locais onde desenvolvem suas atividades de criação e trabalho.

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.