Série inédita na TV, “Iconoclássicos", apresenta filme sobre o líder do Teatro Oficina, Zé Celso



A história de um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro é destaque na série especial e inédita na TV, “Iconoclássicos Itaú Cultural”, no sábado, 29. A parceria Curta! e Itaú Cultural apresenta, a partir das 22h, “Evoé - Retrato de um Antropófago”, filme de Tadeu Jungle e Elaine César sobre o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, reunindo de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do icônico líder do Teatro Oficina. Para retratar o artista, os diretores Tadeu Jungle e Elaine César viajaram para quatro pontos chave da trajetória de Zé Celso: o Sertão da Bahia, a Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, os diretores construíram uma visão muito particular de uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos.

A faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” antecipa as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, que ocorre em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. Depois de “EVOÉ! Retrato de um antropófago”, será exibido "Ex Isto", filme dirigido por Cao Guimarães, que articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".

Nenhum comentário:

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Tecnologia do Blogger.