Audiência dos canais de TV paga no Brasil cresce 24% em dois anos

Audiência sobe 24% em 2 anos no Brasil. (Divulgação)
A audiência dos canais de TV paga no Brasil saltou de 6,6 pontos em 2014 para 8,2 pontos este ano (média até o mês passado). Nesse sistema de medição, que começou a ser feito apenas em 2014, todos os canais abertos (VHF e UHF) são excluídos e observa-se exclusivamente a programação da TV paga.

Então, em pontos, os canais pagos cresceram pelo menos 24% nos últimos dois anos, a despeito da crise econômica e de o volume de assinaturas estar estagnado nesse período.

Os dados se referem à medição feita em todo o Brasil (o chamado Painel Nacional de Televisão) pela Kantar Ibope, nas 24 horas do dia. São números consolidados. Cada ponto equivale a cerca de 240 mil domicílios. 

Outro número que chama a atenção no setor é que a participação dos canais pagos no universo de TVs ligadas continua crescendo: subiu cerca de 7% em um ano (média de janeiro a novembro de 2015 com janeiro-novembro de 2016).

No ano passado, nas 24 horas do dia, a participação (share) só de canais pagos no total de TVs ligadas era de 20.4%. Ou seja, de cada cinco aparelhos ligados, um estava acessando a TV por assinatura. Essa porcentagem este ano já subiu para cerca de 22%.

Os canais abertos também cresceram em pontos nos últimos dois anos, mas menos do que os canais pagos.

Em pontos, o SBT cresceu 10% (5.0 para 5,5). A Globo cresceu 8% (de 12,4 para 13,4) e a Record cresceu 6,38% (4,7 para 5,0).

A Band, por sua vez, se manteve em 1,5 ponto de média nas 24 horas do dia. E a RedeTV! também ficou este ano com 0,5 ponto de média --o mesmo resultado obtido no ano passado.

Veja as médias dos canais pagos 24 horas por dia por ano:
  • 2014 - 6,6 pontos
  • 2015 - 7,1 pontos
  • 2016 - 8,2 pontos
Média com os dados de Janeiro a novembro de 2016, de acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato