Header Ads

Paulo Bonfá e Mauricio Noriega são os convidados de Raí na 'Mostra Cinefoot' desta quinta no Canal Brasil


Paulo Bonfá e Mauricio Noriega são os convidados de Raí na 'Mostra Cinefoot'. (Imagem/Divulgação)
Nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 19h, no Canal Brasil, a "Mostra Cinefoot" apresenta os filmes "Miller & Fried - As  Origens do País do Futebol"  e "Bola para seu Danau". A partir deles, o apresentador Raí debate com Paulo Bonfá e Maurício Noriega o tema "O Brasil ainda é o país do futebol?"

MILLER & FRIED – AS ORIGENS DO PAÍS DO FUTEBOL (2016) (72')
-Horário: Quinta-feira, dia 23 de novembro, às 19h
-Classificação: Livre
-Direção: Luiz Ferraz

Sinopse: O futebol é uma das maiores paixões nacionais. É fácil perceber por todo o país, seja nos gramados ou nos campos de barro, nos grandes estádios ou nas várzeas de poeira e terra batida, o amor pelas quatro linhas e pela rede estufada seguida pelos gritos de gol. Dois grandes nomes fizeram as vezes de cupido para unir esse casal de atração flamejante: os paulistanos Charles Miller, considerado o pai do esporte por aqui, e Arthur Friedenreich, tido como o primeiro grande craque com a bola nos pés. O cineasta Luiz Ferraz remonta a trajetória do desporto no Brasil a partir da biografia dessas duas personalidades fundamentais, mostrando como as sementes plantadas por eles há mais de 100 anos são colhidas até o presente.

O documentário demonstra como o momento histórico vivido pelo Brasil nas últimas décadas do século 19 foi favorável para o surgimento e a massificação do desporto. Três relatos funcionam como o fio condutor do roteiro, e cada depoimento é complementado por imagens raras dos primórdios do futebol no Brasil. Carlos Miller Junior resgata detalhes da memória do avô e da família, desembarcada no país em meados do século 19 para a construção de uma estrada de ferro. John Mills e Luiz Carlos Duarte, biógrafos de Charles Miller e Arthur Friedenreich, respectivamente, trazem detalhes precisos sobre as recordações de suas vidas, passando por aspectos familiares, profissionais e esportivos, desmistificando lendas sobre as carreiras deles. Apesar de descendentes de estrangeiros, suas trajetórias são diferentes e foram traçadas em momentos distintos da modalidade no país. O primeiro foi responsável pela semente do esporte, enquanto o segundo foi um dos primeiros frutos colhidos dessa semeadura.

BOLA PARA SEU DANAU (2016) (06')
-Horário: Quinta-feira, dia 23 de novembro, às 20h12
-Classificação: Livre
-Direção: Eduardo de Souza Lima

Sinopse: Charles Miller é considerado o pai do futebol no Brasil. No entanto, há quem duvide da verdadeira paternidade do esporte e considere que os gramados trazem em seu DNA a carga genética do escocês Thomas Donohoe. O filme de Eduardo Souza Lima conta como esse europeu de Busby, recém-chegado à zona oeste do Rio de Janeiro para trabalhar em uma fábrica de tecidos, teria sido o pioneiro do velho e violento esporte bretão em terras tupiniquins. Depoimentos e encenações de seus passos por aqui defendem a tesa de que o futebol não existiria não fosse por essa figura peculiar do fim do século 19.

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.