Nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, a NEOTV, Associação que representa e negocia conteúdo para operadores independentes de TV por Assinatura e provedores de Internet banda larga de todo o Brasil, realizou seu evento de encerramento do ano no Hotel Hilton em São Paulo. Dividido em duas partes, o encontro reuniu cerca de 300 profissionais, que acompanharam painéis de debate com autoridades e grandes nomes do mercado, além da aguardada entrega da 3ª edição do Prêmio NEOTV Melhores do Ano 2015.
No painel de abertura, João Resende, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou sobre um estudo que está sendo realizado pela Agência para descobrir os motivos da alta concentração do segmento no País. “O estudo vai avaliar justamente quais são os ‘gargalos’ do setor”, afirmou.
Para Carlos Baigorri, superintendente da Anatel, que também participou do evento, a concentração do mercado em si não pode ser considerada um problema. “O problema aparece quando as regras do jogo passam a ser diferentes para os competidores”, disse.
Esse tema também foi abordado no discurso de Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema). “É preciso assegurar a pluralidade, a diversidade do mercado, oferecendo as mesmas condições para que qualquer operador possa competir de igual para igual”, declarou.
A necessidade de se regulamentar os serviços de video on demand no Brasil e a importância de se criar o Estatuto do Pequeno Provedor foram outros temas debatidos durante o dia. Em todos os painéis, ficou evidente a força dos pequenos e médios operadores de TV e provedores de internet. “São grandes responsáveis pelo avanço da rede de fibra óptica no país”, comentou Baigorri.
Rich Fickle, presidente e CEO da NCTC (National Cable Television Cooperative), uma cooperativa que representa e negocia conteúdo para mais de 850 empresas americanas de TV a cabo, assim como faz a NEOTV no Brasil, também contou sua experiência internacional para o público. Em seu painel, ele deu dicas importantes para quem quer crescer, mesmo em tempos de crise. “O pequeno operador ganha na agilidade e na proximidade com seu público, permitindo testar as tecnologias e sua eficiência antes das grandes empresas.”
O encontro fechou com a entrega do Prêmio NEOTV Melhores do Ano. Em sua 3ª edição, a premiação apontou as empresas de maior destaque em 2015. Coube aos profissionais do segmento a tarefa de escolher seus favoritos através de votação pela internet.
Segundo Alex Jucius, diretor geral da NEOTV, a escolha dos temas, painelistas e debatedores foi essencial para o sucesso do evento. “Foi um dia de muito aprendizado e troca de informações operacionais, jurídicas, de legislação e de conteúdo”, revelou. “E, no final, veio a cereja do bolo: a chance de reconhecer as empresas que mais se destacaram no segmento, através do Prêmio NEOTV Melhores do Ano.”
Confira, a seguir, a lista de vencedores do Prêmio NEOTV Melhores do Ano 2015 nas 24 categorias:
1. Melhor Provedor de Internet: Fasternet
2. Melhor Operador Grupo A (escolhido por fornecedores): Cabo Telecom
3. Melhor Operador Grupo B: TVN
4. Melhor Operador Grupo C: Life
5. Operador destaque (escolhido por fornecedores): Brisanet
6. Melhor Operador Grupo A (escolhido por programadores): Cabo Telecom
7. Melhor Operador Grupo B: ORM Cabo
8. Melhor Operador Grupo C: Sumicity
9. Operador destaque (escolhido por programadores): Brisanet
10. Melhor Fornecedor: Added e Youcast
11. Melhor Canal Brasileiro de Espaço Qualificado: Fish TV
12. Melhor Canal Brasileiro de Espaço Qualificado Super Brasileiro 12 Horas: Cinebrasil TV
13. Melhor Canal Brasileiro de Espaço Qualificado de Programadora Independente: Fish TV
14. Melhor Canal Religioso: Canção Nova
15. Melhor Canal Infantil: Discovery Kids
16. Melhor Canal de Notícias: Band News
17. Melhor Canal de Documentários: Discovery Channel
18. Melhor Canal de Esportes: Fox Sports
19. Melhor Canal Étnico: TVE
20. Melhor Canal Adulto: Sexprivé
21. Melhor Canal de Variedades: Fish TV
22. Melhor Canal de Filmes e Séries: Paramount Channel
23. Melhor Canal de Filmes Premium: HBO
24. Melhor Programador: Discovery