Com pré-pago, Oi TV visa potencial para dobrar base de TV


A estratégia da Oi para a oferta de TV por assinatura pré-paga tem um horizonte bem definido, com um potencial de mais do que dobrar a base atual. Isso porque a companhia afirma ter uma base já instalada de 1,2 milhão de caixas do Oi Livre, o set-top comercializado para acessar canais abertos em HD e obrigatórios, sem cobrança de assinatura. Considerando que, segundo dados de abril da Anatel, a operadora contava com 1,186 milhão de acessos, há um espaço para crescimento imenso. "É muita coisa, e todo mês a gente vende caixa, o varejo vende, nossos parceiros, como a Elsys, vendem, e vai aumentando", declara o diretor de mobilidade e conteúdo da Oi, Roberto Guenzburguer.

O cliente do Oi Livre não conta com TV por assinatura contratada, mas a caixa está preparada para ser habilitada automaticamente, então a oferta pré-paga "é uma oportunidade de vender o conteúdo". É também vantajoso para a operadora, uma vez que o custo do set-top box e da instalação é bancado pelo próprio usuário. Além disso, há a possibilidade de fidelização do cliente, já que o pré-pago da TV possui, no caso do Oi Total, convergência com o plano do celular, permitindo ao usuário adicionar créditos de um serviço para o outro. "Quanto mais produtos o cliente agrega, o churn cai 50%", disse ele mais cedo, durante debate no segundo dia da ABTA 2016, nesta quinta-feira, 30.

Segundo Guenzburguer, o cliente do Oi TV pré-pago recebe normalmente os 43 canais da Globo HD como parte do acordo das empresas realizado em abril de 2014 para a utilização do satélite SES-6. "A vantagem que a gente tem em relação à Sky (que também conta com oferta pré-paga) é convergir as duas plataformas (TV e celular) e o conteúdo HD da Globo."

On-demand e OTT

Os testes com a plataforma pré-paga começaram ainda no ano passado, conforme antecipado por este noticiário na ABTA de 2015. E mesmo nesse tipo de pacote, o usuário poderá contratar canais pay-per-view e utilizar o vídeo on-demand da Biblioteca Oi, que utiliza a conexão à banda larga no set-top box híbrido para fazer o download do conteúdo. Guenzburguer explica que não se trata de streaming, mas uma espécie de buffer, que a empresa chama de "progressive download". Por conta disso, é necessário que o assinante tenha também o recurso de DVR ou PenVR (por meio de pendrive) para baixar o vídeo. O serviço, atualmente em piloto, será lançado em outubro. Filmes poderão ser adquiridos por R$ 10 cada.

Para mais além, o diretor da operadora espera oferecer o Oi Play, versão do aplicativo para smartphones, também dentro da caixinha, agregando todo o conteúdo e oferecendo por meio de uma interface única o acesso a diferentes VODs. "Hoje ele funciona como uma casca, mas a ideia é que no futuro tenha tudo lá dentro. A gente está avaliando plataformas para fazer isso e nas próximas semanas vamos ter novidade", declara. O diretor de novos projetos digitais da Oi, Ariel Dascal, que até recentemente era o responsável pelo projeto de TV, está ajudando no desenvolvimento.

Além disso, há uma possibilidade de incorporação de conteúdo over-the-top (OTT). Roberto Guenzburguer diz não haver nenhum plano por enquanto, mas confirma que o set-top box híbrido comporta aplicativos. Durante o debate, ele resumiu a estratégia: "A visão da Oi é muito pragmática tanto na mobilidade quanto na residência, não adianta a gente pensar que as OTTs vão sumir, então, na prática, precisamos entregar as experiências as mais adequadas possíveis, pensando com a cabeça do cliente". Mirando ainda mais no futuro, o diretor acredita que visualiza um mercado de conteúdo linear totalmente over-the-top, embora ainda contando com a operadora como hub. "Não existe modelo claro no mercado, mas a oportunidade está aberta; obviamente precisamos pensar na monetização e sustentabilidade para todos os players."

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato