Matheus Nachtergaele apresenta "Grandes Cenas", série exclusiva do canal Curta!


Com análises e comentários de cenas icônicas do cinema brasileiro e latino-americano, estreia no dia 16, na Quarta de Cinema, às 23h45, “Grandes Cenas”, série inédita e exclusiva do Curta!. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno,  "Grandes Cenas" é apresentada pelo ator e diretor Matheus Nachtergaele. Ao longo de 22 episódios, nomes como os diretores Hector Babenco e Lais Bodanzky e as atrizes Bete Faria e Fernanda Montenegro vão relembrar, analisar e se emocionar com esses momentos marcantes da cinematografia. O primeiro episódio traz a antológica cena “A Regressão”, do filme “Pixote, a lei do mais fraco” (1980), dirigido por Babenco, que gravou depoimento para a série poucos meses antes de sua morte, ocorrida em julho deste ano. Nela, a personagem Sueli, uma prostituta interpretada por Marília Pêra, amamenta Pixote, o menino de rua vivido pelo ator Fernando Ramos da Silva. 

Também na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” da semana apresenta três filmes sobre o universo escolar. Para começar, “Nº27”, de Marcelo Lordello. O curta retrata as desventuras do número 27 da chamada. Luís, típico adolescente tímido e com espinhas no rosto, passa mal no meio de uma prova. Ele se tranca no banheiro e clama pelo coordenador da escola. O curta foi exibido em alguns festivais de cinema do país e ganhou vários prêmios. Na sequência, é a vez da animação “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph. As férias no acampamento de verão se tornam um desafio para Laura, uma menina desconhecida dos outros adolescentes. Com os celulares guardados, os adolescentes fazem atividades ao ar livre. O curta foi vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2014. O último é “Vertières I II III”, documentário de Louise Botkay. A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. O curta investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.

E, para fechar a semana, a trajetória de dois grandes nomes africanos. Na Sexta da Sociedade, dia 18, o documentário francês "Mandela" revela a liderança mundial e a vida pessoal pontuada por tragédias e fracassos de um dos homens mais notáveis do século XX. O filme busca estabelecer um retrato sensível de Nelson Mandela, muito além do símbolo que se tornou. Na Quinta do Pensamento, dia 17, o episódio inédito de “Impressões do Mundo” traz a vida do primeiro negro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura: Soyinka. Em “Soyinka – Da África ao prêmio Nobel”, a pluralidade do autor que escreveu peças de teatro, romances e ensaios; sua paixão pela África e as expectativas de futuro para a humanidade, a religiosidade yorubá e a militância pelos direitos humanos.