Curta! exibe o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, de Zelito Viana

Documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido". (Imagem/divulgação)
A trajetória de um dos principais nomes do teatro no Brasil é o destaque da Terça das Artes, 7, às 23h, no Curta!. Estreia na programação do canal o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, de Zelito Viana. O longa-metragem conta a história do dramaturgo, diretor de teatro e ensaísta brasileiro e de sua principal criação, o Teatro do Oprimido.  A produção recebeu o Prêmio Margarida de Prata de Melhor Documentário em 2011.

Considerado um marco no teatro brasileiro e no teatro moderno, o Teatro do Oprimido tem como objetivo fazer com que o ator se torne protagonista para transformar a própria realidade, contando com a interação com a plateia. A proposta de Boal é fazer com que o ator se utilize das encenações para lutar contra a opressão. Uma proposta revolucionária, sobretudo nos anos 1950, conforme conta o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho em depoimento do longa-metragem.

- Boal cria em meados dos anos 1950 um seminário de dramaturgia que para o teatro brasileiro é hoje um marco extraordinário. O seminário de dramaturgia do teatro de arena em que nasce, talvez, a nossa mais brilhante geração ou uma das mais brilhantes gerações de autores do Brasil, que ilumina o teatro brasileiro – afirma Aderbal.
   
Além de Aderbal Freire-Filho, escritores, compositores e personalidades como Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal participam do documentário em depoimentos. Augusto Boal também comenta a própria criação e trajetória.

- A gente começou fazendo só peças realistas, mas não era porque a gente gostava do realismo. É que a gente queria experimentar o (método) Stanilaviski e tentar criar um estilo brasileiro que fosse brasileiro de fato. Então, a gente fechou o teatro e falou: a gente só faz primeiras peças, de primeiros autores. A segunda peça já vai para outro elenco. A gente quer só estreante. E lançamos 12 autores – diz em trecho do documentário. 
        
Além de abordar a técnica teatral e a vida de seu criador, “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” mostra como o conceito do dramaturgo se espalhou por mais de 70 países ao redor do mundo. Zelito Viana apresenta grupos e projetos inspirados por Boal em plena atividade, em países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato