Com impossível corte do sinal, a audiência do SBT, Record e Rede TV! irá desabar

Guerra entre TV paga e emissoras de TV aberta prejudicará a audiência dos canais. (Imagem/Divulgação)
Além do bom senso e do poder de negociação, outro argumento bem mais palpável deve fazer com que Record, SBT e RedeTV! liberem seus sinais HD às operadoras no próximo dia 29, quando termina a era analógica na Grande São Paulo. 

Caso decidissem mesmo cortar seus sinais, o que chegaram a ameaçar, só das maiores operadoras Net e Sky as três TVs perderiam algo em torno de 14 milhões de lares em todo o país.

Isso representa cerca de 46 milhões de telespectadores potenciais, segundo a metodologia do Ibope (3,3 habitantes por domicílio).

Estimativa conservadora feita por especialista da área à coluna (sob anonimato) prevê que, se tirarem o sinal das operadoras, Record e SBT perderiam já no primeiro mês de 0,7 a 1,5 ponto nas 24 horas do dia.

Como elas registram hoje, respectivamente, 7 e 6 pontos arredondados de ibope, é possível calcular o impacto: risco de queda de até 20% na audiência.

A RedeTV! poderia perder ainda mais, com o agravante que sua audiência já é pequena no PNT (cerca de 0,5 ponto em fevereiro). As informações são do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. 

COBRANÇA

A empresa Simba representa essas três emissoras abertas. Elas exigem ser remuneradas pelas operadoras do país por seus sinais HD. Até hoje o sinal analógico das três era incluído no menu de canais de todas as operadoras sem qualquer contrapartida.

Outras emissoras como Globo e Band já recebem há anos das maiores operadoras do país alguma remuneração por seus canais abertos, mas acontece que eles estão incluídos numa cesta de outros canais --que no caso da Globo (leia-se Globosat) chegam a quase 50.

Segundo dados exclusivos obtidos pela coluna, só em 2013 a Net pagou mais de R$ 1,4 bilhão à Globosat como remuneração pelos canais.

Dentro desse valor é importante lembrar que a Globosat também faz repasse financeiro aos seus canais-parceiros, como os Telecines, Playboy e Combate, entre outros.

Há meses Record, RedeTV e SBT ameaçam cortar os sinais caso não sejam atendidas em suas reivindicações. Diante da negativa das operadoras, a Simba inclusive iniciou negociações com a Netflix, para cessão de seus conteúdos.



Para ele, nem operadoras e nem o consumidor podem arcar com custos extras neste momento. Por enquanto há apenas especulação sobre valores a serem cobrados e pagos. Se é que serão pagos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato