Discovery e Animal Planet exibem o documentário especial Mosquito: Uma Ameaça no Ar

Documentário "Mosquito: Uma Ameaça no Ar". (Imagem/Divulgação)
A Discovery e o Aminal Planet utilizam seu alcance mundial para chamar a atenção para o principal agente causador de mortes na história moderna: o mosquito. A crise de proporções planetárias que esses pequeninos insetos podem causar ganha destaque com a estreia simultânea e global do documentário original MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR, nesta quinta-feira, 6 de julho, às 23h10.

Notícias recentes em diversos países relatam surtos de doenças como zika, malária, vírus do Nilo Ocidental, febre amarela, chikungunya e dengue. Além das manchetes, existe uma história mais ampla, um motivo que conecta essas doenças e serve de causa comum: a expansão incessante e acelerada das populações de mosquitos em todo o mundo, impulsionada por fatores como o aumento do tráfego internacional de pessoas e bens, e o aumento da temperatura que gera ambientes favoráveis à proliferação dos insetos.

MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR lança um olhar oportuno e detalhado sobre esta criatura tão pequenina quanto perigosa, que protagoniza mudanças imprevisíveis e sem precedentes. Narrado no Brasil pelo médico infectologista Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, do hospital Emílio Ribas, em São Paulo e na versão original em inglês pelo ator indicado ao Oscar®, Jeremy Renner ("The Town", “The Hurt Locker”), o filme narra a crescente ameaça global que esse pequeno animal representa e as possíveis implicações letais que podem surgir se não houver um esforço de combate coordenado e mundial.

O documentário traz entrevistas com alguns dos principais especialistas no assunto, incluindo o ex-diretor do CDC (unidade americana de controle e prevenção de doenças), Dr. Thomas Frieden, e Bill Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates. Gates salienta que os recursos necessários para combater o que pode vir a ser um surto pandêmico devem ser prioridade internacional para a área da saúde. O Brasil também está presente no especial, como um dos países que está à frente do combate às doenças causadas pelo inseto.

"Por mais de trinta anos, a missão da Discovery é incitar a curiosidade dos espectadores, estimular o diálogo e encorajar a atitude diante de tópicos críticos, por meio de nossas histórias e marcas presentes em mais de 220 países e territórios", afirma David Zaslav, presidente e CEO da Discovery Communications. " MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR é um alerta mundial para a necessidade de decisões importantes ​​no enfrentamento de uma ameaça cada vez mais urgente. Somos uma empresa orientada por objetivos, por isso estamos orgulhosos em aproveitar a força de nossos serviços televisivos e digitais ​​em todas as partes do planeta, convocando cidadãos e líderes à ação ".

"O Discovery faz o seu melhor ao revelar um problema global e mostrar os efeitos para os indivíduos e suas comunidades locais", diz Rich Ross, presidente do grupo de canais Discovery, Animal Planet, Science Channel e Velocity. "A propagação de doenças transmitidas por mosquitos – incluindo em locais onde esses animais nunca foram considerados ameaça – pode mudar o mundo como o conhecemos. MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR joga luz em uma questão com rápidos desdobramentos, dando ao público as ferramentas para entender e se preparar para o novo contexto ".

Os mosquitos matam mais de 750 mil pessoas por ano, muitas delas crianças. Alterações ambientais drásticas, como as mudanças climáticas e a facilidade de deslocamentos internacionais de pessoas e bens, aumentaram a ameaça que os mosquitos representam, acelerando sua propagação pelo mundo.

Com imagens captadas em quatro continentes, MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR entrelaça entrevistas com especialistas a depoimentos de homens, mulheres e crianças que convivem com receio de que a próxima picada possa ser fatal.

Os primeiros casos de zika vírus em humanos saíram da África rumo à Malásia, em 1967. Quarenta anos depois, o zika teve seu primeiro surto na Micronésia, causando a disseminação da doença pelas Ilhas do Pacífico e para o Brasil, em 2014. Foi relatado em dezembro de 2015 o primeiro caso de zika em Porto Rico. Um ano depois, mais de 34 mil pessoas carregavam a doença. Agora, mais de 2,5 bilhões de pessoas correm o risco de um possível surto dessa doença, o que custará à economia global mais de 500 bilhões de dólares.

Esses números alarmantes projetam o que pode acontecer se as autoridades internacionais na área da saúde não se mobilizarem para uma ação conjunta. E, embora haja progressos em relação à pesquisa e tratamento de doenças transmitidas por mosquitos, metade da população mundial sofre o risco de contrair malária e outras doenças mortais.

MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR traça os perfis de pai e filho que vivem em uma aldeia no Quênia. O pai não sabe por que, mesmo com os cuidados de proteção contra malária, ambos contraíram a doença, e leva seu filho nas costas até o hospital, negligenciando os cuidados com sua própria saúde. O filme destaca ainda a figura de Leslie Meiners, uma mãe de Nova York que contraiu o vírus do Nilo Ocidental sem ter saído de seu bairro, o Queens. "Eu nunca pensei que isso fosse acontecer comigo. O vírus do Nilo Ocidental nesta sociedade moderna", afirma Meiners no filme. "É como jogar roleta russa. E eu perdi "

O especial também destaca a história de um casal de Miami. Scott e Lindsay Fuhrman têm uma filha, mais um bebê a caminho, e decidiram aderir a uma quarentena em casa por receio de contrair zika. "É verão em Miami e estamos com medo de sair”, explica Lindsay. A família está frustrada, sentindo que seus legisladores os decepcionaram. "Nosso governo falhou", afirma Scott. "Eles achavam que isso era uma fantasia. Todos nós vimos a ameaça se aproximando e eles se recusaram a nos ajudar. "

Também entre as histórias contadas no documentário está a de Ane Juliana Araújo, jovem mãe brasileira que cuida de um bebê nascido com as sequelas atribuídas ao zika, enquanto teme que a doença possa afetar o feto que leva em seu ventre.

Ex-diretor do CDC, Frieden diz que "há muitas doenças que podem ser transmitidas por mosquitos. Nós teremos que desenvolver novos e melhores meios combinados para frear o mosquito e criar proteção não apenas contra a zika ... mas também contra o que está por vir ".

Além da transmissão mundial, a Discovery e a CARE2 colaboram em uma petição que convoca cidadãos de todo o mundo para pedir que seus líderes e autoridades locais ajam no combate às doenças. Antes da transmissão global para mais de 220 países e territórios onde a Discovery Networks está presente, MOSQUITO: UMA AMEAÇA NO AR teve uma pré-estreia no prestigiado AFI Docs Film Festival, em 15 de junho.

O filme será exibido com a bandeira da Discovery Impact, uma série de documentários pioneiros com foco no impacto da humanidade no meio ambiente, e em iniciativas locais que podem contribuir para a solução de problemas globais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato