Canal Curta! comemora cinco anos em novembro com programação especial

Curta! comemora cinco anos em novembro. (Imagem/Reprodução)
O Curta! comemora o aniversário de cinco anos no ar em novembro com a estreia de uma programação selecionada, que inclui e estreia sete documentários, entre produções nacionais e internacionais. Um dos destaques da grade é o longa-metragem inédito no Brasil, “1917 - Construindo a revolução”, sobre os 100 anos da Revolução Russa, que será exibido na Sexta da Sociedade, dia 10, às 23h. Já disponível on demand, “1917 - Construindo a revolução” é um documentário da Arte France dirigido por Stan Neumann que revela a teoria e a prática das ideias propostas pelo movimento socialista através das narrativas de dois dos seus principais personagens: Maxim Gorky e Vladimir Illyich Lenin. Através de arquivos exclusivos e de recursos de animação, o diretor Stan Neumann mergulha nos eventos, dia após dia, de fevereiro a outubro de 1917.

Outras duas estreias internacionais compõem o pacote de conteúdos inéditos especialmente selecionados para o mês de aniversário do Curta!: os documentários “Libertem Angela Davis” e “Gaga, o amor pela dança”. Em “Libertem Angela Davis”, que estreia na TV brasileira com exclusividade no Curta!, na Sexta da Sociedade, 24, às 23h, o público poderá conhecer a história da professora de filosofia nascida no Alabama que virou símbolo internacional na luta pela defesa dos direitos humanos, em especial dos negros e das mulheres. A estreia do documentário, não por acaso, é na semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. Já na Terça das Artes, 28, às 23h, estreia com exclusividade no Curta! o documentário inédito no Brasil, “Gaga, o amor pela dança”. O filme revela a carreira de Ohad Naharin, coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, que criou a linguagem de dança conhecida como “gaga”. O método foi definidor na estética da dança israelense e influenciou companhias em todo o mundo.

O mês de aniversário do Curta! também reitera o compromisso do canal em ser catalisador da produção audiovisual independente brasileira. Estreiam na programação especial os documentários nacionais inéditos na TV, “Tudo é projeto” e “Quanto tempo o tempo tem”, além das estreias no Curta! de “Sobral – O homem que não tinha preço” e “Tropicália”.

Depois de ganhar sessões em alguns dos principais festivais de cinema do Brasil e da Europa, “Tudo é projeto”, sobre a vida e a obra de um dos arquitetos mais respeitados do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha, chega ao Curta!, com exclusividade, na Terça das Artes, 14, às 23h. O longa-metragem parte do olhar e das entrevistas da filha, Joana Mendes da Rocha, que divide a direção do longa-metragem com Patricia Rubano, para apresentar as ideias e as opiniões, por vezes consideradas polêmicas, sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica do profissional de quase 90 anos de idade. “Tudo é projeto” foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Olé Produções com o apoio da CASA DA ARQUITECTURA e coprodução da Opa! E financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 06/2013).

O tempo e os conflitos que travamos diariamente com as horas, os minutos e os segundos, é o ponto de partida da cineasta Adriana Dutra no documentário inédito na TV, “Quanto tempo o tempo tem”, que estreia com exclusividade no Curta!, na Sexta da Sociedade, 17, às 22h35. O filme investiga as principais linhas da consciência humana sobre o tempo. Os personagens entrevistados fazem uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana a partir do advento das novas tecnologias e da globalização.

"Tropicália", documentário de Marcelo Machado que retrata um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo, estreia no Curta! na Segunda da Música, 6, às 21h35. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé.

A trajetória do jurista Heráclito Sobral Pinto, que ganhou visibilidade ao defender a democracia durante a ditadura militar, é destaque na Sexta da Sociedade, 3, às 22h30. Estreia no Curta! o documentário “Sobral – O homem que não tinha preço”. O longa-metragem é dirigido pela neta do jurista, a cineasta Paula Fiuza, e traz uma série de depoimentos de advogados e historiadores, além de imagens de arquivo que revelam o advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa da justiça e dos direitos humanos. Um dos depoimentos do filme é de Anita Leocádia Prestes, filhas dos líderes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. Ela conta que a relação com Sobral Pinto era como a de pai e filha “Ele dizia que era o meu segundo pai, porque ele contribuiu decisivamente para me salvar das garras do nazismo”.

Ao longo desses cinco anos no ar, o Curta! conquistou uma audiência qualificada, com espectadores que buscam conteúdo relevante e qualificado. Já são mais de 63 telefilmes e 639 episódios de 54 séries em diversos estágios de produção, totalizando 438 horas de conteúdos originais financiados pelo FSA, nas temáticas Música, Artes, Metacinena, Pensamento, História Política e Sociedade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato