Otto participa da "Mostra Cinefoot" com Raí na próxima quinta no Canal Brasil

Otto participa da "Mostra Cinefoot". (Imagem/Divulgação)
Nesta quinta-feira, dia 9, o apresentador Raí recebe o jornalista Rodrigo Rodrigues e o cantor Otto na "Mostra Cinefoot", a partir das 19h, no Canal Brasil. Os três debatem o tema "o futebol fora do eixo Sul-Sudeste" a partir dos filmes "Amazonas — O Jogo da Bola" e "Zahy — Uma Fábula sobre o Maracanã".

"AMAZONAS — O JOGO DA BOLA" (2015) (85')
Horário: Quinta-feira, dia 9 de novembro, às 19h
Direção: Chicão Fill
Classificação: Livre

Sinopse: Longe do foco de Sul e Sudeste, que dominam o velho e violento esporte bretão com seus craques e investimentos grandiosos, o Amazonas abriga uma torcida fanática e guarda muitas histórias sobre o nascimento do esporte no Brasil.
 
O filme convida intelectuais locais para resgatar a história do esporte no estado. Os entrevistados relembram o primeiro jogo de que se tem relato no país, no século 18, e a importância da produção da borracha como matéria-prima das bolas, até então feitas com trapos, material precário para a realização de uma partida. O documentário aponta a influência da imigração inglesa na região, com concessionárias contratadas para tocar obras de hidrelétricas, infraestrutura e transporte público, para o início da profissionalização do futebol, até então jogado sem regras claras por tribos indígenas. Além disso, os historiadores lembram a criação dos primeiros clubes sociais de Manaus, formados por imigrantes e brasileiros recém-chegados da Europa, e alegam que a capital do estado foi pioneira na promoção de competições. Com um riquíssimo material de acervo de fotos e vídeos, o filme mostra os primórdios da profissionalização do esporte na região e a criação de times como Fast, Rio Negro e Nacional.
 
 "ZAHY – UMA FÁBULA SOBRE O MARACANÃ" (2012) (6')
Horário: Quinta-feira, dia 9 de novembro, às 20:25
Direção: Felipe Bragança
Classificação: Livre

Sinopse: Zahy Guajajara, de 23 anos, é uma das líderes de uma aldeia localizada ao lado do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Criada em 2006, o conglomerado ocupava a área do antigo Museu do Índio. O filme faz uma crítica ao governo pelo projeto de construção de um shopping no lugar, reivindicado pelas etnias que ali residiram para abrigar a primeira Universidade Indígena do Brasil. No vídeo, a pajé e contadora de histórias Zahy lança um novo olhar sobre o espaço onde viveu e resistiu. A protagonista também ajudou no roteiro da produção.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato