Canal Brasil - Filmes em destaques de 01 a 07 de janeiro

Destaques da programação Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaques da programação do Canal Brasil de 01 a 07 de janeiro.


SEGUNDA-FEIRA, 01 DE JANEIRO 

“É TUDO VERDADE”: MANTER A LINHA DA CORDILHEIRA SEM O DESMAIO DA PLANÍCIE (2017) (84’)
- Apresentação: Amir Labaki
- Horário: Segunda, dia 01, às 22h.
- Classificação: 12 anos
Direção: Walter Carvalho

Sinopse: O poeta Armando Freitas Filho prepara seus livros a partir de manuscritos em cadernos e folhas de papel rabiscadas com desenhos e palavras. O documentarista e fotógrafo Walter Carvalho acompanhou durante sete anos o cotidiano do escritor, e conheceu profundamente sua obra e intimidade. Os dizeres “manter a linha da cordilheira sem o desmaio da planície” foram transcritos para uma dessas páginas aleatórias como o início de um verso, mas a poesia nunca foi terminada. É justamente na descoberta das preciosidades da obra do literato que o cineasta encontrou a inspiração para assinar seu documentário, parte da seleção oficial do festival É Tudo Verdade.

A coprodução do Canal Brasil com a Kinofilme Produções Artísticas acompanha com grande atenção as minúcias do trabalho do protagonista, revelando preciosos tesouros da sua vida e trajetória. O diretor faz um registro capaz de não apenas retratar a biografia do literato em quase uma década de convivência, mas também apto a aproximar o espectador do universo do retratado em busca da compreensão daquilo que o move a escrever.

A conversa sobre poesia ocupa a maior parte da narrativa e cada tomada revela a admiração do cineasta pelo trabalho do escritor. São muitas as cenas que acompanham, com enquadramentos quase teatrais, o literato a digitar em uma antiga máquina de escrever ou a recitar versos acompanhado por uma bateria. O bate-papo com Ferreira Gullar também rende momentos singulares do encontro de dois grandes gênios das palavras, e Armando faz questão de prestar sua reverência a Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, definidos pelo próprio protagonista como o “Fla-Flu” – em alusão ao clássico do futebol carioca – da poesia brasileira. 

TERÇA-FEIRA, 02 DE JANEIRO 

VIDAS PARTIDAS (2016) (103’)
- Horário: Terça, dia 02, às 22h
- Classificação: 16 anos
- Direção: Marcos Schechtman

Sinopse: A Recife da década de 1980 é o cenário para as agruras da vida de Graça (Naura Schneider). Ela é mãe de duas filhas, trilha uma carreira promissora no campo da Farmácia e está em um casamento supostamente feliz com Raul (Domingos Montagner. Frustrado por sua fracassada trajetória profissional, apesar de possuir títulos relevantes e uma formação acadêmica sólida, o marido começa a demonstrar um comportamento violento. O estopim é uma celebração em homenagem à esposa. Em um rompante motivado por ciúmes do deputado Roberto Neves (Nelson Freitas), ele começa uma confusão e acerta o político com socos. Ao chegar em casa e questionar a atitude do cônjuge, Graça torna-se seu alvo e vai ao chão com seus golpes.

O primeiro episódio insere o casal em uma violenta espiral, cada vez mais agressiva. A direção utiliza alguns flashbacks para ir e voltar no tempo, viajando entre as datas reais dos acontecimentos e a apreciação do processo de acusação de tentativa de assassinato da mulher por parte do agora ex-marido, possibilitando ao espectador acompanhar como a trajetória do casal evoluiu da hostilidade verbal para verdadeiras demonstrações de agressividade e brutalidade. O calvário de Graça tem fases cada vez mais atormentadoras. Ela sofre para conseguir manter as filhas a salvo da ira do pai, descobre um menino perdido do companheiro, oriundo de um relacionamento anterior dele, e escapa da morte por pouco. 

QUARTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO 

NERVOS DE AÇO (2017) (73’)
- Horário: Quarta, dia 03, às 22h
- Classificação: 12 anos
- Direção: Maurice Capovilla

Sinopse: O ano de 2014 reuniu diversas celebrações em homenagem ao centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, autor de clássicas marchinhas de carnaval e sambas-canção. O músico e ator Arrigo Barnabé foi um desses artistas e ele continuou o seu tributo também à frente das câmeras. No elenco da coprodução entre o Canal Brasil e a Saturna Produções Artísticas dirigida por Maurice Capovilla ao lado de Ana Paula Lonardi e Pedro Sol, o intérprete estrela uma montagem inspirada nas letras e melodias eternizadas na voz de Lupe.

O diretor mergulha na obra de Lupicínio para transformar seus versos em um roteiro de cinema. Temas como dor de cotovelo, romances conflituosos e relacionamentos complicados, presentes no trabalho do cantor, ganham a tela não apenas nas músicas que ilustram a trilha sonora, mas também no guião dos personagens. A trama gira em torno de um grupo de artistas prestes a estrear um espetáculo musical. Joel (Arrigo Barnabé) é o diretor da apresentação, que conta também com a cantora Maria Rosa (Ana Paula Lonardi) e o violonista Carioca (Pedro Sol). Enquanto se preparam para estrear a peça, os personagens perceberão, muitas vezes, que as letras do homenageado começam a se misturar com suas próprias vidas.

QUINTA-FEIRA, 04 DE JANEIRO
“ORFEU” (1998) (100’)
- Horário: Quinta, dia 04, às 22h 
- Classificação: 14 anos 
- Direção: Cacá Diegues

Sinopse: Baseado na peça de Vinícius de Morais, o filme conta a história de um jovem líder de Escola de Samba, principal poeta e compositor, Orfeu (Toni Garrido) que se apaixona por Eurídice (Patrícia França), recém-chegada de uma pequena cidade na floresta amazônica. Assim divide sua atenção: entre os quatro dias de carnaval e Eurídice, até que ela é vítima de traficantes de drogas que dominam a área em que mora. O exemplo de Orfeu, de sua arte e de sua paixão, serve de instrumento de vitória na luta de sua comunidade contra a violência cotidiana

SEXTA-FEIRA, 05 DE JANEIRO 
 
“CINEMÃO”: A GRANDE FAMÍLIA – O FILME (2007) (104’)
- Horário: Sexta, dia 05, às 22h
- Classificação: 10 anos
- Direção: Maurício Farias

Sinopse: A Grande Família é um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional. O cotidiano da típica família do subúrbio carioca rendeu 14 anos de histórias bem-humoradas e recordes de audiência, fazendo da atração a série de ficção de maior longevidade da TV brasileira. Em 2007, o programa ganhou as telas do cinema, em adaptação assinada por Maurício Farias e estrelada pelo mesmo elenco do programa. 

Na trama, Lineu (Marco Nanini) sente-se mal após acompanhar o enterro de um colega de trabalho. Atordoado com a morte repentina do amigo, ele decide ir ao médico para fazer exames de rotina e, depois de uma tomografia, os especialistas acusam a existência de uma mancha escura em seu peito. Com medo de abrir o laudo do diagnóstico final, ele prefere não tomar conhecimento do resultado do teste clínico e sai do consultório certo de estar vivendo seus últimos dias. O fiscal sanitário decide esconder seu suposto fim iminente de sua esposa, Nenê (Marieta Severo), e desiste de ir ao baile que frequentam há 40 anos, quando começaram a namorar. Sua atitude, no entanto, gera grande insatisfação em seu cônjuge, e ela provoca o marido convidando Carlinhos (Paulo Betti), seu ex-namorado, para ocupar seu lugar na tradicional noite.

SÁBADO, 06 DE JANEIRO 

MOSTRA CINE-DELAS: MÃE SÓ HÁ UMA (2016) (90’)
- Horário: Sábado, dia 06, às 22h
- Classificação: 16 anos
- Direção: Anna Muylaert

Sinopse: A cineasta Anna Muylaert inspirou-se livremente no caso real do sequestro de um menino ainda na maternidade para dissertar sobre as agruras da adolescência em coprodução do Canal Brasil com a Dezenove Som e Imagens Produções. Pierre (Naomi Nero) é um adolescente de 16 anos de perfil nada convencional e desobediente às convenções tradicionais de gênero. Ele mora com a mãe, Aracy (Dani Nefussi), e a irmã, Jacqueline (Laís Dias), e demonstra o comportamento rebelde de um jovem aparentemente perdido. Seu cotidiano é radicalmente alterado quando um oficial de justiça bate à porta alegando que sua mãe o raptou da maternidade ainda bebê, e seus pais biológicos o procuram desde então.

A revelação altera radicalmente o dia a dia do jovem, encaminhado por uma assistente social à casa de seus pais biológicos, um casal bem-sucedido formado Matheus (Matheus Nachtergaele) e Glória (também interpretada por Dani Nefussi), onde mora Joca (Daniel Botelho), seu novo irmão. O sonho do reencontro com o filho há décadas distante, afastado por um crime bárbaro, é, ao mesmo tempo, um pesadelo para o adolescente quando a euforia por recuperar o tempo perdido transforma-se em sufocamento emocional. Ansiosos, os pais tentam recomeçar a vida e incluir o menino em um cotidiano já pré-estabelecido, muitas vezes forçando seus próprios costumes e hábitos na rotina dele. A cineasta insere um abismo emocional na diferença entre o que Matheus e Glória esperam de Pierre – agora rebatizado de Felipe – e aquilo que o menino tem a oferecer de fato. 

DOMINGO, 07 DE JANEIRO 
 
“CONE SUL”: LAS TONINAS VAN AL ESTE (2016) (83’)
- Horário: Domingo, dia 07, às 22h
- Classificação: 18 anos
- Direção: Verónica Perrotta e Gonzalo Delgado

Sinopse: Virginia (Verónica Perrotta) é uma professora primária de uma escola em Montevidéu. Há anos sem ver o próprio pai, Miguel Ángel (Jorge Denevi), uma celebridade decadente da televisão, ela decide viajar a Punta del Este, onde Miguel vive, para tentar reatar uma relação apartada pela distância e pelo tempo. O reencontro, no entanto, não ocorre como planejado, e sua presença é imediatamente rechaçada pelo idoso. Homossexual assumido, libertino, de figurino extravagante e comportamento ainda mais excêntrico, sempre com uma resposta rápida e ácida engatilhada, “O Gordo”, como é conhecido, estranha a visita da filha. Há, no entanto, uma surpresa lhe esperando com potencial para derreter seu gélido trato com a moça: ele está prestes a se tornar avô pela primeira vez.

A notícia da gravidez de Virginia é o ponto crucial para o desembaraço dos muitos nós da relação. Eles vivem, em um fim de semana, momentos de intimidade, risadas e preocupações, sem nunca, no entanto, tocarem nos alicerces dessa família cuja falsidade parece circular nas veias. A mulher simula uma inexistente normalidade na relação com o pai, como se não houvesse qualquer distância entre eles e a convivência fosse de perfeita harmonia. Ao mesmo tempo, Miguel Ángel duela contra o declínio de sua carreira e finge caminhar pela alta sociedade local. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato