Canal Brasil - Filmes em destaque na programação de 29 janeiro a 04 de fevereiro

Filmes em Destaques. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaques na programação do Canal Brasil de 29 de janeiro a 03 de fevereiro.

É Tudo Verdade: Cicero Dias – O Compadre de Picasso
Apresentação: Amir Labaki
Horário: Segunda, dia 29, às 22h.
Classificação: 10 anos
Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: As telas de Cicero Dias encantaram apreciadores da pintura ao redor do mundo, e seu talento foi reverenciado por alguns dos mais ilustres artistas plásticos do último século, como Pablo Picasso, que tornou-se padrinho de sua filha, Sylvia. O documentarista Vladimir Carvalho faz um resgate da biografia e da obra desse pernambucano fundamental para o movimento modernista brasileiro, em um registro afetivo com depoimentos do próprio protagonista, falecido em 2003, e de expoentes da cultura nacional como Ariano Suassuna e do artista plástico Francisco Brennand, entre outros.

Filho de um clã tradicional, Cicero levava às telas o dia a dia do engenho Jundiá, propriedade da família, a primeira inspiração para suas pinceladas. O interior do estado nordestino deixa de ser o cenário da trajetória do pintor na década de 1920, quando ele desembarca no Rio de Janeiro trazendo quadros exalando cores quentes e vivas, figuras femininas sensuais e elementos da terra e do campo. Logo após sua chegada à cidade, começa a conviver com ícones do modernismo nacional como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Manuel Bandeira, e inicia os estudos na Escola Nacional de Belas Artes. Anos depois, em Paris, ele é apresentado ao surrealismo e ao abstracionismo e torna-se amigo dos espanhóis Miró e Picasso, além do poeta francês Paul Éluard.

Os depoimentos registrados pelo documentário reforçam a magnitude do trabalho de Cicero Dias para a arte nacional e internacional. Ariano Suassuna comenta as semelhanças da obra do pernambucano aos quadros de Marc Chagall, ícone do movimento surrealista – comparação sempre rejeitada pelo brasileiro. O pintor e escultor Francisco Brennand lembra casos curiosos do período passado em Paris, como o episódio em que o artista plástico pagou um funcionário de um barco para roubar os sapatos da atriz hollywoodiana Rita Hayworth, e o momento em que conheceu o grande amor de sua vida, Raymonde. O próprio protagonista comenta detalhes de sua história em depoimentos de arquivo, como em uma gravação histórica ao lado de Roberto Freire, em um registro indispensável dessa figura crucial para a arte brasileira.

Seleção Brasileira: João, O Maestro
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Terça, dia 30, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Mauro Lima

Sinopse: João Carlos Martins é dono de uma história de incrível talento e de superação das mais complexas adversidades. Prodígio do piano, rapidamente começou a construir uma carreira de sucesso tocando peças sinfônicas complexas nos mais badalados palcos de música erudita no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Seu caminho, no entanto, não fluiu com a harmonia das partituras por ele interpretadas e o artista precisou se reinventar por múltiplas vezes. O inspirador curso da vida do instrumentista e maestro pauta o roteiro da coprodução do Canal Brasil com a LC Barreto, dirigida por Mauro Lima e estrelada por Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo, Alinne Moraes, Fernanda Nobre, Caco Ciocler e Davi Campolongo.

João (Davi Campolongo, na infância, Rodrigo Pandolfo, na vida adulta, e Alexandre Nero, mais próximo à terceira idade) possui um talento nato para o piano. Desde criança, ele impressiona Aida (Alice Assef), sua professora particular, com uma incrível habilidade. Percebendo que logo será superada pelo pupilo, ela o recomenda a José Kliass (Caco Ciocler), um professor conhecido por grande rigidez no tratamento com seus alunos. Com o novo tutor, tem início uma parceria de décadas responsável por elevar o jovem artista ao posto de um dos maiores instrumentistas do mundo. Em pouco tempo, ele começa a tocar em recitais lotados por grandes personalidades da música clássica como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guanieri e Eleazar de Carvalho, e a encantar plateias nos Estados Unidos e na Europa.

Sua carreira caminha em andamento acelerado para o sucesso quando a primeira tragédia ocorre. O músico quebra o braço e sofre atrofia em três dedos depois de sofrer um acidente ao ser chamado para completar um treino de futebol realizado em Nova Iorque. Com os movimentos comprometidos, é obrigado a abandonar o piano, mas sua obsessão pela perfeição dá início a uma incrível história de superação. Apesar das enfermidades, ele encontra caminhos para continuar suas apresentações, desempenhando finalmente a posição de maestro.

Super Nada
Horário: Quarta, dia 31, às 21h
Classificação: 16 anos
Direção: Rubens Rewald, Rossana Foglia

Sinopse: São Paulo. Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.

Divã
Horário: Quinta, dia 1 º, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: José Alvarenga Jr.

Sinopse: Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela resolve, por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com o marido Gustavo (José Mayer) e a amiga Mônica (Alexandra Richter) para ajudá-la.

Chapéu Estrelado
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Quinta, dia 1 º, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Silvio Coutinho

Sinopse: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, como ficou popularmente conhecido, é uma das figuras mais icônicas do sertão do nordeste brasileiro. O cineasta Silvio Coutinho traz um capítulo pouco conhecido da trajetória do cangaceiro nessa coprodução entre o Canal Brasil e a Locomotiva Cinema de Arte: a passagem do bando de pistoleiros pelo Rio Grande do Norte.

Lampião, aliado ao jagunço potiguar Massilon Benevides e ao poderoso Coronel cearense Isaías Arruda, tramaram a invasão da rica cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1927. O cineasta rodou mais de mil quilômetros para reunir depoimentos de pessoas que conviveram diretamente com Lampião. O filme percorre novamente a rota do cangaceiro por 13 dias e 16 cidades em uma jornada que começa no Ceará, passa pela Paraíba e finalmente desembarca no Rio Grande do Norte.

Cinemão: Nosso Lar
Horário: Sexta, dia 2, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Wagner de Assis

Sinopse: Chico Xavier psicografou, em 1944, o relato do médico André Luiz em um dos textos da coleção “A Vida no Mundo Espiritual”. Na história, o clínico fala sobre os primeiros anos de sua vida em Nosso Lar, uma espécie de colônia onde espíritos se reúnem e trabalham antes de encarnarem novamente de volta à Terra.

Inspirado no best-seller de Chico Xavier, o filme remonta a narrativa de André Luiz, um médico bem-sucedido que, após sua morte, acorda no mundo espiritual. Ao abrir os olhos, ele percebe não estar mais vivo, mas surpreende-se por ainda ter sensações como fome, sede e frio. Ao seu redor, está o Umbral, lugar tenebroso, marcado por gritos e seres escondidos nas sombras, onde almas ficam para a purificação dos erros do passado. Ele permanece no local até não suportar mais, e, ao clamar por ajuda, é levado à Colônia Espiritual Nosso Lar. Seu novo universo é habitado por almas bondosas e iluminadas, já desvencilhadas de qualquer hábito mundano da vida encarnada. O médico começa então sua nova jornada de autoconhecimento, transformação e sabedoria.

Mostra Cine-Delas: Desenrola
Horário: Sábado, dia 3, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Rosane Svartman

Sinopse: Olívia Torres, Lucas Salles, Kayky Brito e Claudia Ohana estrelam essa produção adolescente dirigida por Rosane Svartman. Priscila (Olívia Torres) é uma menina de 16 anos que se acha normal demais em comparação com as amigas. Ela aproveita uma viagem a trabalho de sua mãe e, sozinha em casa, decide dar um jeito em seu estilo careta. A primeira mudança planejada é uma atitude marcante na vida de qualquer pessoa: a perda da virgindade. Ela parece decidida a investir em Rafa (Kayky Brito), mas um passeio com os amigos vai mudar todas as suas expectativas com relação ao início da vida sexual.

Cone Sul: Clever
Horário: Domingo, dia 4, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Federico Borgia e Guillermo Madeiro

Sinopse: Clever (Hugo Piccinini) é um instrutor de artes marciais com poucas perspectivas na vida. Ele ainda amarga o fim recente do seu casamento, leciona em uma academia mambembe para alunos de técnica questionável, frequenta noitadas sem grande sorte com as mulheres, abusa do vício em cocaína e tem uma relação de pouco afeto com o filho, Bruce (Santiago Aguero). Seu cotidiano tedioso o torna obcecado por um objeto improvável: a pintura do carro de um vizinho, ornado com chamas nas portas e no capô. Em um episódio violento, ele ameaça o dono do veículo e o obriga a lhe dizer o nome do artista responsável por estilizar o automóvel com as labaredas. Dessa forma, tem início a jornada do protagonista em busca do homem que pode tornar sua obsessão em realidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato