"Mostra Cine-Delas" estreia a terceira temporada no Canal Brasil trazendo um bate-papo entre cineastas brasileiras

"Mostra Cine-Delas" traz um bate-papo entre cineastas brasileiras. (Imagem/Divulgação)
O olhar feminino sobre diversos aspectos abordados no cinema nacional está em destaque na "Mostra Cine-Delas", que estreia a terceira temporada no Canal Brasil, dia 6 de janeiro. A cada semana, Anna Muylaert recebe cineastas brasileiras para abordar questões relacionadas ao longa-metragem (sempre dirigido por mulheres) exibido no dia.

Na estreia, antes da exibição de "Mãe Só Há Uma", Anna Muylaert (diretora do filme e apresentadora da mostra) bate um papo com Dani Nefussi, atriz coadjuvante da produção. As duas falam sobre o machismo que ronda a maternidade, os estereótipos que cercam as mulheres depois que têm filhos e a desvalorização da mãe na sociedade. Entremeados na conversa, estão depoimentos de atrizes e pessoas ligados ao universo cinematográfico. Samara Felippo, mãe de duas meninas, opina sobre o assunto.

"O machismo na maternidade é escancarado a partir do momento em que você se torna mãe. Quando nasce um filho, já nasce uma culpa com a mulher, que se cobra para ser o centro disso tudo: a que educa, a que não erra, a que acorda cedo, a que faz a comida, a que leva à escola. Antes do empoderamento feminino, acho que o empoderamento da mãe está um pouco atrasado", diz. 

"Mãe Só Há Uma" é inspirado livremente no caso real do sequestro de um menino ainda na maternidade e traz no elenco Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele e Luciana Paes. Pierre (Naomi Nero) é um adolescente de 16 anos de perfil nada convencional e desobediente às convenções tradicionais de gênero. Com um visual andrógino, ele toca em uma banda de rock, se veste com roupas femininas, pintas as unhas, usa maquiagem no rosto e demonstra interesse por ambos os sexos. Ele mora com a mãe, Aracy (Dani Nefussi), e a irmã, Jacqueline (Laís Dias), e tem o cotidiano radicalmente alterado quando um oficial de justiça bate à porta alegando que sua mãe o raptou da maternidade ainda bebê e seus pais biológicos o procuram desde então.

O jovem é encaminhado por uma assistente social à casa de seus pais biológicos, um casal bem-sucedido formado Matheus (Matheus Nachtergaele) e Glória (também interpretada por Dani Nefussi), onde mora Joca (Daniel Botelho), seu novo irmão. Ansioso, o casal tenta recomeçar a vida e incluir o menino em um cotidiano pré-estabelecido, muitas vezes forçando seus próprios costumes e hábitos na rotina dele. A cineasta insere um abismo emocional na diferença entre o que Matheus e Glória esperam de Pierre – agora rebatizado de Felipe – e aquilo que o menino tem a oferecer de fato.

Até março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, serão apresentados aos sábados onze filmes assinados por diretoras das mais diversas naturalidades e sotaques. Entre as produções que fazem parte da "Mostra Cine-Delas" estão "Entorno da Beleza" (2012), "O Diabo a Quatro" (2004), "Marighella" (2012), "Desenrola" (2010), "Antônia" (2007), ente outros.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato