A trajetória do escultor Auguste Rodin é destaque em estreia do Canal Curta!

A trajetória do escultor Auguste Rodin é destaque. (Imagem/Divulgação)
A ousadia e a criativa do escultor que foi um dos principais nomes da belle époque francesa são o tema do documentário “Rodin em seu tempo”, que estreia na Terça das Artes, 13, às 22h30. O longa busca trazer não apenas a trajetória de Auguste Rodin, mas também o legado que suas obras deixaram para a humanidade. O filme faz parte do pacote de conteúdos que o Curta! adquiriu do Arte France, canal público franco-alemão.

Na Sexta da Sociedade, 16, às 23h, é a vez da estreia de “Declínio dos Otomanos: o Oriente Médio Partido”, documentário dividido em duas partes que investiga a queda e o desmantelamento do Império Otomano e suas influências nas tensões contemporâneas em regiões como a Síria, Líbano, Palestina e Israel. No primeiro episódio, “As nações contra o Império”, é detalhado o recuo da Europa realizado pelo Império Otomano depois de cinco séculos de dominação, movimento que ocorreu entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913.

O impacto das dificuldades de deslocamento para a qualidade de vida nas grandes cidades é o ponto de partida do episódio inédito da série exclusiva “Mobilis’, na Quarta, 14, às 19h. A série discute o caráter nocivo da mobilidade nas metrópoles, onde, hoje, habita a maior parte das pessoas. Produzida com exclusividade para o Curta!, a série documental "Mobilis" investiga a mobilidade urbana para além do deslocamento. Contando com depoimentos de especialistas, ativistas e cidadão comuns, além de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, “Mobilis” também propõe uma reflexão sobre a ocupação de espaços públicos e individuais e os cenários ideológicos, sociais, políticos e culturais existentes nos centros urbanos. A série é uma produção da Miração Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, o FSA.

Ainda na Quarta de Cinema, 17, só que mais tarde, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta produções com temática indígena. Para começar, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem. O filme conta a história de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Depois é a vez de “Cordilheira de Amora II”, documentário de Jamille Fortunato que mostra a história de uma indiazinha Guarani Kaiowá que transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – Júri Popular no Fest Cine América do Sul”, em 2015. Encerrando a faixa em homenagem à cultura indígena, “Índios no Poder”, de Rodrigo Arajeju. O documentário aborda a candidatura do cacique Ládio Veron ao Congresso Nacional em 2014, quase 30 anos depois de Mario Juruna, único parlamentar indígena da história do Brasil.

Na Quinta do Pensamento, 15, às 21h30, o Curta! exibe o documentário “Encontro com Lacan”, sobre o aclamado e controverso psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan. Relatos de seus pacientes, alunos, família e amigos, entre eles, outros profissionais renomados, como Picasso, Lévi-Strauss e Sartre traçam um retrato do profissional. A direção é de Gerard Miller.

O ator e cineasta Clint Eastwood volta seu olhar afinado para a música, no documentário “Blues: piano blues”, destaque da Segunda da Música, 12, às 20h30. No longa-metragem, o diretor faz uma homenagem ao estilo que usa o piano como principal instrumento musical e conta como a música desempenha um papel importante em seus filmes. Ele ainda conversa com verdadeiras lendas do blues como Ray Charles, que revela como se interessou pela música e confessa sua paixão pelo boogie-woogie. “Blues: piano blues” faz parte de uma série composta por sete filmes dirigidos por renomados diretores que captam a essência desse estilo musical.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato