Canal Brasil - Destaques da programação de 12 a 18 de março

"Bonde do Zé – Zico" é um dos destaques da semana. (Imagem: Divulgação)
Conheça os destaques da programação do Canal Brasil de 12 a 18 de março. 

Espelho – Dira Paes
Horário: SEGUNDA, DIA 12, ÀS 21H30
Reprise
Classificação: Livre

A 12ª temporada da atração comandada e criada pelo apresentador, ator, diretor e escritor Lázaro Ramos traz novidades e abertura repaginada. “Quando o ‘Espelho’ surgiu, em 2005, pretendíamos levantar a autoestima negra e debatê-la, o que é bem diferente de reduzir a discussão ao racismo”, analisa o anfitrião. “Com o passar dos anos, compreendemos que poderíamos conversar sobre qualquer tema. O tempo nos fez agregar mais gente, porém, o que nunca mudou é a nossa procura incansável em trazer convidados que tenham ideias diversas e que abordem questões urgentes para a sociedade”, explica Lázaro sobre o programa, que já ultrapassou a marca de 300 entrevistados em sua trajetória.

Um dos destaques do novo ano é a interatividade: os convidados recebem perguntas enviadas pelo Twitter. “Estas participações inúmeras vezes mudam o rumo da conversa. E ressaltam nosso motriz em realizar entrevistas relevantes sobre comportamento e cultura”, resume Lázaro.

Neste episódio: Lázaro Ramos recebe a atriz Dira Paes, que fala sobre a pluralidade do cinema brasileiro. O envolvimento com os personagens e a preparação para encarnar papéis tão diversos também são assuntos da conversa.

Eletrogordo – Luisa Micheletti
Horário: SEGUNDA, DIA 12, À 0H
Reprise
Classificação: 14 anos

Vocalista da banda punk Ratos de Porão, João Gordo fez história nos palcos com suas letras anárquicas e apresentações agressivas, e se aventurou no mundo da televisão, como anfitrião em programas cômicos, como talk shows politicamente incorretos. Sob direção de André Barcinski, o apresentador conduz a segunda temporada de sua atração no Canal Brasil num cenário que é uma oficina de eletrodomésticos velhos.

Neste episódio: A atriz e apresentadora Luisa Micheletti adentra a oficina de João Gordo para lembrar dos tempos em que trabalharam juntos na MTV. Ela fala ainda sobre o seu livro de contos “Nem Sofá, Nem Culpa”.

Cidade Partida – Existe Apropriação Cultural?
Horário: TERÇA, DIA 13, ÀS 21H
Inédito
Direção: 16 anos

José Júnior, Elisa Lucinda e Luis Erlanger em uma mesa-redonda para debater assuntos polêmicos em voga no país atualmente. Todo episódio traz um tema recorrente na mídia e nas redes sociais. Dois convidados de opiniões contrárias dissertam sobre seus pontos de vista em questões como delação premiada, apropriação cultural, pena de morte, acolhimento de refugiados, adoção por parte de casais homossexuais, arte urbana, identidade de gênero e feminismo.

Neste episódio: A defensora das mulheres negras da ONU Mulheres, Kenia Maria, e o assessor de ministro do STF, Irapuã Santana, debatem sobre a apropriação cultural e a representação social e econômica de minorias.

Bipolar Show – Chris Ubach
Horário: TERÇA, DIA 13, ÀS 21H30
Inédito
Classificação: 14 anos

Uma nova temporada crua e essencial, diretamente das ruínas do Cassino da Urca e do campus da UFRJ.

Neste episódio: “A gente falou até de macumba, são coisas íntimas”. Michel Melamed e Chris Ubach falam sobre ouvido absoluto e loucura, e a convidada ensina um ritual de feitiçaria contra alergias e energias ruins.

Cineastas do Real – Ugo Giorgetti
Horário: QUARTA, DIA 14, ÀS 21H
Inédito
Classificação: Livre

O jornalista, cineasta e escritor Amir Labaki reúne os maiores ícones do universo dos documentários em entrevistas que investigam as motivações e vasculham os detalhes da filmografia de cada realizador. Para complementar e enriquecer a experiência, após a exibição no horário alternativo de terça-feira, às 13h30, o Canal Brasil exibe, na sequência, um filme assinado pelo realizador entrevistado no episódio recém-terminado.

Neste episódio: Amir Labaki recebe Ugo Giorgetti. Publicitário de origem, o cineasta fala sobre as múltiplas representações e personagens da cidade de São Paulo, objeto principal de sua filmografia.

A Arte do Encontro – Fábio Assunção
Horário: QUARTA, DIA 14, ÀS 21H30

Tony Ramos recebe convidados para um encontro intimista, onde há apenas os envolvidos e uma pequena mesa. Ele abre a conversa em torno de histórias de vida, infância e família, entremeadas por trajetórias profissionais. Entre as entrevistas, o apresentador faz leituras de trechos de livros relacionados à personalidade participante.

Neste episódio: Tony Ramos recebe Fábio Assunção para um bate-papo sobre julgamento, censura da opinião e liberdade de pensamento. Os atores fazem uma leitura de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Rio de Topless – Leila e a Liberdade do Corpo Feminino
Horário: QUINTA, DIA 15, ÀS 21H
Inédito
Classificação: 14 anos

A série traz a nudez feminina como ato revolucionário na cultura brasileira. Idealizado e dirigido pela jornalista Ana Paula Nogueira, organizadora do “Toplessaço” que agitou a praia de Ipanema no verão de 2013, o programa contará por meio de entrevistas e material de arquivo, a história do topless e de outros movimentos de liberdade do corpo nas areias do Rio de Janeiro.

Neste episódio: Definida por muitos como uma mulher à frente de seu tempo, Leila Diniz e sua natureza libertária são relembradas no episódio. Cristina Flores e Antonia Pellegrino falam sobre a libertação do corpo feminino.

O País do Cinema – Irmã Dulce
Horário: QUINTA, DIA 15, ÀS 21H30
Reprise
Classificação: 14 anos

Na segunda temporada, Fabiula Nascimento volta à função de apresentadora conversando com realizadores do cinema nacional sobre clássicos e filmes recém-lançados. Mas agora, conta ela, o papo será bem menos técnico do que no primeiro ano. “Nosso filho cresceu. A primeira experiência é sempre no escuro, não sabíamos como o público ia receber, como eu me sairia. Foi uma tentativa de todos nós e foi difícil porque era uma temporada bastante técnica, com pouquíssimos atores. Agora, fomos mais para o processo de feitura do filme, para a memória emotiva”, explica Fabiula.

São 26 episódios dirigidos por Marcello Ludwig Maia e Gigi Soares. Fabiula recebeu seus entrevistados num estúdio dentro da Fundição Progresso na Lapa, Rio. O cenário, elaborado por Batman Zavarese, faz projeções com uma leitura própria sobre cada filme. A trilha sonora é de Jorge Du Peixe, vocalista da banda Nação Zumbi.

Neste episódio: Fabiula Nascimento recebe o diretor Vicente Amorim e a atriz Bianca Comparato. Os convidados falam sobre a personagem Irmã Dulce e sua força, o trabalho humanitário e sua atuação quase subversiva.

O Som do Vinil – Célia, Célia
Horário: SEXTA, DIA 16, ÀS 21H30
Reprise
Classificação: Livre

Charles Gavin continua, no décimo-primeiro ano da série, sua investigação sobre a história da música nacional. Sob direção de Gabriela Gastal, Gavin entrevista algumas das mais importantes personalidades do ramo para lembrar curiosidades e bastidores de discos fundamentais da história do cancioneiro brasileiro.

Neste episódio: “Uma mistura de samba, MPB e pop”. Assim Charles Gavin define o disco homônimo da convidada Célia. No bate-papo, ela fala sobre seu início da carreira, suas referências musicais e a atemporalidade de seu trabalho.

302 – Aurora
Horário: SEXTA, DIA 16, À 0H
Reprise
Classificação: 14 anos

Fotógrafo consagrado pelo olhar perspicaz e retratos impactantes em preto e branco, Jorge Bispo traz novamente para o Canal Brasil, em sua quarta temporada, um de seus projetos mais ousados. Em seu próprio apartamento ele recebe 26 mulheres comuns que toparam tirar a roupa à frente de sua câmera. Longe dos rígidos padrões de beleza estabelecidos pelas celebridades por ele já clicadas, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país, Bispo traz à tela uma iniciativa artística e minimalista.

Neste episódio: A brasiliense Aurora tem 29 anos e carrega uma cicatriz no peito em virtude de uma operação. Ela fala sobre um caso de assédio vivido no colégio e revela que o ensaio é uma forma de autoconhecimento.

Faixa Musical – Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Horário: SÁBADO, DIA 17, ÀS 18H
Reprise
Classificação: Livre

O concerto é uma celebração aos 40 anos de carreira de Alceu Valença. Acompanhado pela Orquestra Ouro Preto, o cantor interpreta sucessos como “Anunciação”, “Tropicana”, “Cavalo de Pau” e “Coração Bobo”.

Cinejornal
Horário: SÁBADO, DIA 17, ÀS 21H
Inédito
Classificação: Livre

O Cinejornal é um programa semanal, apresentado por Simone Zuccolotto, no qual é pautado o melhor do cinema brasileiro.

Bonde do Zé – Zico
Horário: DOMINGO, DIA 18, ÀS 18H
ESTREIA - Inédito
Classificação: Livre

José Trajano estreia no Canal Brasil com uma série de bate-papos divertidos com personalidades da cultura brasileira no esporte, na política, música e literatura, sob direção de Pedro Asbeg.

Neste episódio: Na estreia do programa, José Trajano recebe Zico. O galinho de Quintino fala sobre os tempos de jogador, a artilharia histórica do Maracanã e as músicas em sua homenagem de Jorge Ben Jor e Moraes Moreira.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato