‘Elena’, longa-metragem de Petra Costa, estreia no Canal Curta!

‘Elena’, longa-metragem de Petra Costa. (Imagem: Divulgação)
A busca da cineasta Petra Costa por sua irmã, que deixou o Brasil em 1990 para perseguir o sonho de ser atriz em Nova York, é o ponto de partida de “Elena”, filme que chega ao Curta! na Quarta de Cinema, 4, às 22h30. Na saga afetiva pela memória da irmã – Petra tinha apenas sete anos quando Elena foi embora – a diretora segue pistas deixadas em cartas, diários e filmes caseiros encontrados entre seus pertences e o de seus amigos. Apesar de "Elena" ser o primeiro longa-metragem da diretora, a produção foi premiada em diversos festivais de cinema ao redor do mundo como o de Guadalaraja, Havana e Brasília, recebendo elogios tanto da crítica como do público. 

Na Sexta da Sociedade, 6, às 23h, é a vez da segunda parte do documentário “A Guerra das Crianças”.  Dirigido pelos franceses Julien Johan e Michèle Durren, a produção mostra como, de uma hora para outra, esses meninos e meninas perderam sua inocência ao conviverem diretamente com todos os horrores dos cinco anos de conflito: deportação, fome, trabalho forçado, morte.

Cao Guimarães, cineasta que articula a experiência no cinema com as artes plásticas para construir suas narrativas, é destaque do episódio inédito da série exclusiva “A Linguagem do Cinema”, na Quarta, 4, às 21h. O programa traz a diversidade das produções artísticas de Cao, feitas em diferentes suportes, da fotografia ao documentário experimental, passando pela videoarte e as videoinstalações. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Ex-isto”, filme que adaptou de forma livre o primeiro e único romance do poeta Paulo Leminsky, e o ensaio fotográfico Ex-Votos, com Rivane Neuenschwander (1967), que lhe rendeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Dirigida por Geraldo Sarno, “A Linguagem do Cinema” é uma coletânea de dez títulos que investiga o processo criativo de importantes realizadores e técnicos do cinema nacional, incluindo Lúcia Murat, Cacá Diegues, Rosemberg Cariri Eryk Rocha, Luiz Carlos Barreto, entre outros.

Ainda na Quarta de Cinema, 4, só que às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” entra no espírito da semana do dia da mentira e traz uma seleção de produções em torno do tema ‘jogos e trapaças’. Abrindo a sessão especial, “Ruby”. O documentário ficcional dos diretores Guilherme Soster, Jorge Loureiro e Luciano Scherer apresenta o retrato de um artista chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia. Na sequência, é a vez de “Chapa”, de Fábio Montanari. Vencedor dos prêmios “Aquisição Canal Curta!” e “Porta Curtas” no Festival Internacional de Curtas de São Paulo de 2015, a produção conta a história de dois amigos, Chapa e Feola, que são injustamente demitidos da padaria onde trabalharam por mais de 20 anos. Eles decidem se vingar e assaltar o local. Mas a dupla precisa realizar o crime antes que o primeiro jogo do Brasil na Copa comece. Encerrando a sessão, “Esconde-esconde”, da diretora Eliana Fonseca, traz Fernanda Torres e Raul Barreto como um casal que fica trancado numa casa isolada em uma noite chuvosa. Para passar o tempo, resolvem brincar de esconde-esconde, mas algo terrível pode acontecer a qualquer momento.

A trajetória de um dos principais nomes do teatro no Brasil é o destaque da Terça das Artes, 3, às 22h 25. O Curta! exibe o documentário “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, longa-metragem de Zelito Viana que conta a história do dramaturgo, diretor e ensaísta brasileiro e de sua principal criação, o Teatro do Oprimido. Considerado um marco na dramaturgia nacional, o Teatro do Oprimido tem como objetivo fazer com que o ator se torne protagonista para transformar a própria realidade, contando com a interação com a plateia. Além de abordar a técnica teatral e a vida de seu criador, a produção mostra como o conceito de Boal se espalhou por mais de 70 países ao redor do mundo. 

A Segunda da Música, 2, vem embalada pelo ritmo do filme "Tropicália", documentário de Marcelo Machado que retrata um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira e será exibido às 22h15. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 68  e 69, o longa-metragem traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV, ao som da música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé.

O documentário “Gutenberg e o nascimento da impressão” é o destaque da Quinta do Pensamento, 5, às 23h05. O filme revela a trajetória do pai da tipografia Johannes Gutenberg, e faz parte do pacote de produções que o Curta! adquiriu da Arte France, canal público franco-alemão. Dirigido por Marc Jampolsky, “Gutenberg e o nascimento da impressão” mostra como a vida privada se confunde com a trajetória profissional de um dos principais inventores da Idade Média. Considerado um visionário e responsável por uma revolução cultural, ao longo da sua carreira, Gutenberg precisou fazer alianças, sofreu traições e teve que enfrentar a descrença da sociedade da época.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato