Oi TV é a única operadora a crescer nos últimos 2 anos e meio na TV paga

Combos e HD garantiram crescimento da OiTV. Próxima etapa é o pré-pago. (Imagem: Reprodução)
A OiTV tem sido a única operadora de TV paga a crescer consistentemente nos últimos dois anos e meio, em um cenário em que o mercado perdeu base de maneira significativa. Em novembro de 2015 a operadora passou a uma curva ascendente e cresceu 357 mil clientes desde então, segundo dados da Anatel, enquanto o setor de TV paga caiu 1,3 milhão de assinantes no mesmo período. Apenas a operação de cabo da NET, com altos e baixos, acumulou um crescimento positivo no mesmo período, de 19 mil assinantes. O desempenho da Oi é ainda mais surpreendente considerando que no mesmo período a empresa passou a viver restrições de investimento e depois um longo processo de recuperação judicial, ainda em curso. Além disso, a empresa perdeu base em todos os outros serviços.

Segundo Bernardo Winik, diretor de varejo da operadora, não houve uma estratégia específica para a TV que garantisse o desempenho positivo neste serviço, mas uma combinação de fatores. "É uma estratégia de convergência, que foi definida no final de 2014 como um pilar estratégico. A TV por assinatura, mesmo com a rentabilidade mais baixa para um novo entrante, tornou-se um elemento importante, principalmente para ser  trabalhada em cima da base de telefonia e banda larga fixa", explica. "A gente conseguiu empacotar o serviço no Oi Total e, na composição dos produtos, chegamos a um preço muito competitivo", diz Winik, lembrando que a rede fixa da empresa chega uma quantidade de municípios em que nenhuma empresa chega. Segundo o executivo, "o que se verificou é que esta estratégia deu certo tanto para estancar a queda da telefonia fixa (que ele mesmo considera como um processo inevitável), mas também trouxe um crescimento da base de TV. "O consumidor vê mais vantagem em relação a concorrentes que têm uma oferta apenas de TV, e o churn fica menor nos serviços empacotados. A TV veio como uma estratégia de defesa da base fixa, mas quando combina os produtos, um acaba protegendo e impulsionando o outro", diz.

Segundo Bernardo Winik, a briga não é só com o DTH. "Brigamos onde tem cabo e fibra também, mas a nossa principal meta sempre foi a de defesa da receita fixa". Segundo ele, a queda do churn é de 50% com esse empacotamento, em uma estratégia se inspirou na estratégia de outras incumbents. "É o que operadoras de mercados mais maduros fazem", conta. Para os mercados em que a briga é direta com operadoras de cabo ou fibra, a Oi investe em instalações condominiais, em que uma mesmo sistema de DTH serve a várias residências, numa abordagem que existe desde o início do mercado de TV paga e que tem dado certo para a operadora.

Mais do que um pacote

Mas ele nega que o sucesso de crescimento da OiTV se deva apenas ao empacotamento com outros serviços e a uma estratégia de preços agressiva. "Um outro ponto é que é bom, com um satélite mais potente, mais resistente a intempéries. E temos uma base HD desde os pacotes básicos", explica, lembrando que os concorrentes optaram por vender os canais HD de forma adicional. E ele destaca ainda a quantidade de canais da Globo em HD. "As pessoas assinam TV paga também para ver a Globo, e a gente colocou Globo HD no Brasil todo, o que ninguém conseguiu fazer. Em várias cidades ficamos com Globo HD exclusiva, e isso fez diferença", diz. Winik ressalta ainda a rede de distribuição já bastante estruturada e o lançamento de serviços adicionais como o Oi Total Play.

A Oi ainda vê uma grande oportunidade de crescimento no mercado pré-pago. Segundo Winik, o primeiro modelo da operadora para uma TV paga pré-paga foi lançada há dois anos, mas não levava em conta a rede de distribuição do pré-pago móvel. "A gente está redesenhando esse produto e no segundo semestre deve ter novidade, com o cliente podendo adquirir o serviço na banca de jornal se ele quiser. Vamos usar a rede de distribuição de recarga de celular".

Base de entrada

A OiTV ainda aposta em uma grande base de clientes que hoje têm o equipamento de recepção da operadora mas não assina nenhum canal pago. "Temos um universo de 2 milhões de clientes que só compraram o set-top box da Oi e que podem ser acessados nesse modelo. São clientes do Oi TV Livre, vendidos pelos instaladores. Em geral, ao final de um ano a gente consegue transformar 30% desses usuários em clientes pagos, e são clientes com um churn muito baixo, porque ele já pagou a caixa e a instalação, de maneira espontânea. Essa base também é porta para um fixo e uma banda larga", diz Winik. A Oi também quer lançar até o final do semestre a segunda versão do Oi Total Play, plataforma OTT da operadora, mas ainda não adianta os detalhes.

A operadora não acredita que o mercado de TV paga como um todo deva ver uma forte recuperação no curto prazo, mas aposta em uma estabilização na queda. "Da nossa parte, vamos continuar crescendo, até porque o nosso business plan pede isso. Mas vejo os concorrentes se movimentando, como a Claro que separou a área de DTH em uma unidade de negócio, então acredito que a perspectiva é que o mercado como um todo deixe de cair e se estabilize. O cenário econômico melhora devagar, pontualmente. O problema é que o mergulho foi fundo, então um crescimento de dois dígitos ainda é pouco, e não tem vento forte soprando ainda. Mas a Oi TV vai trabalhar para continuar crescendo", diz Bernardo Winik.
- Com Informações Telaviva/Teletime.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato