Oi TV terá transmissão em 4K na Copa do Mundo 2018 e gravação de programas ao vivo

Oi terá 4K via DTH para a Copa e gravação de programas ao vivo. (Imagem: Reprodução)
De acordo com informações do Telaviva, a Oi também está reformulando seu portfólio de TV por assinatura. A companhia anunciou nesta terça-feira, 17, que vai passar a oferecer recursos de catch-up TV por meio de gravação em pendrive nos set-top box já em uso na base. E até a Copa do Mundo da Rússia, a empresa oferecerá um novo set-top compatível com 4K, aproveitando que a operadora detém toda a capacidade em banda Ku do satélite SES-6.

O diretor de produtos residenciais da Oi, Ermindo Cecchetto, contou a este noticiário que ter o sinal em Ultra HD é possível justamente por ainda contar com sobra de capacidade do SES-6. "O satélite hoje não está totalmente ocupado. Tanto é que a gente tem subido alguns novos sinais", afirma, citando a transmissão de 40 sinais de retransmissoras regionais da Globo. Ele diz que a companhia executou estudos para verificar a viabilidade. "Esse sinal (de 4K) tem uma taxa de ocupação maior, mas ainda assim, dentro da otimização da capacidade do satélite, a gente consegue transmitir sinais assim como no HD."

O satélite da SES foi lançado em julho de 2013, mas a Oi garantiu a totalidade da banda Ku disponível ainda em janeiro daquele ano, mais do que dobrando a própria capacidade em DTH. O acordo tem duração de 15 anos, ou seja, a vida útil do artefato.

Mas além da questão da capacidade, a Oi ainda precisa ter conteúdo em 4K. Cecchetto diz que a companhia está discutindo com programadores para verificar quem disponibilizará a imagem em Ultra HD. Ele não adiantou informações de quais empresas estão negociando, mas confirmou que a ideia é lançar o set-top box compatível com a tecnologia para a Copa do Mundo. "A gente está neste momento discutindo com as programadoras quais serão aquelas que terão o sinal 4K (da Copa) para a gente poder transmitir", declara. O evento esportivo começa em 14 de junho, e já se sabe que ao menos a SporTV terá geração de imagens nessa resolução – a fabricante Samsung já está vendendo aparelhos de TV com o aplicativo do canal embarcado para a transmissão da Copa em 4K via Internet.

Tecnologias

Além do Ultra HD, a Oi também investe na oferta do catch-up com a gravação em pendrive comum, recurso que chama de PVR. Com isso, mesmo os usuários com set-top boxes atuais conseguirão ativar a gravação para poder pausar a programação ao vivo. "O cliente antigo vai ter direito (à função) mediante assinatura, todas as caixas hoje têm entrada para pendrive", afirma. Para clientes novos, a operadora oferecerá a funcionalidade gratuitamente.

Não significa que será a única forma de oferecer o recurso. Cecchetto diz que no segundo semestre a empresa deverá anunciar o Oi Play 2.0, que será uma espécie de hub de streaming e que poderá ter, entre outras funções, a gravação da programação ao vivo em cloud.

Mas além da oferta de catch-up, a Oi também investe no vídeo on-demand. A empresa vai embarcar o Oi Play em todos os set-top boxes, permitindo baixar o conteúdo (também pelo pendrive) para assistir quando o consumidor preferir. "É algo diferenciado para uma operadora de Pay TV que opera com DTH", argumenta. Além de mostrar conteúdo usual de serviço de VOD como o de filmes e séries, a operadora também terá a função "Passou na TV". "Estamos no momento fazendo trabalho com todos os programadores para gestar os conteúdos", diz. Um exemplo foi mostrado com um programa do Multishow. Essa plataforma começará a ser disponibilizada para a base já nesta quarta-feira, 18.

Para a conectividade necessária para esse tipo de conteúdo via IP, o set-top box 4K também contará com antena Wi-Fi. Ermindo Cecchetto diz que entende que a rede sem fio doméstica é um ambiente mais complicado de controlar e pode sofrer interferência, mas afirma que é "uma alternativa, não quer dizer que não dá para fazer conexão via cabo para ter o Oi Play na TV".

Números

Vale lembrar que a Oi tem obtido resultados positivos com a TV paga. Além da fonte de receita, o produto funciona como oferta convergente – as vendas do bundle Oi Total com os quatro serviços (TV, banda larga fixa, telefonia fixa e móvel) saiu de 12% no primeiro trimestre de 2017 para 23% no final do ano. "Isso blinda o domicílio inteiro para ser 100% Oi. Queremos ser um hub de comunicações", declara o diretor de produtos residenciais. Além da retenção, há a captura de base: 56% das novas instalações de combos são para novos clientes. "A base da Oi é majoritariamente de fixos da época de incumbent, a capacidade de trazer clientes que não tinham nenhum relacionamento com a empresa é importante." Além disso, 85% das instalações de banda larga trazem mais de uma unidade geradora de receita (UGR).

Já o Oi Play também tem mostrado desempenho satisfatório para a operadora. Foram 1,002 milhão de pageviews (eram 100 mil no começo de 2017), e a quantidade de acessos únicos em março triplicou em comparação anual. O tempo médio de navegação no portal cresceu 36%, e a expectativa é de que esses números cresçam, uma vez que a plataforma será ofertada também para a base de pós-pago. A companhia pretende incentivar a convergência com a possibilidade de dobrar a franquia de dados móveis em caso de combo com os produtos fixos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato