Série “Diários da Floresta” estreia no Canal Brasil

"Diários da Floresta" estreia no Canal Brasil. (Imagem: Divulgação)
Na semana em que se comemora o Dia do Índio, o Canal Brasil exibe, de segunda a sexta, a série "Diários da Floresta", que relata o cotidiano, a convivência, as relações sociais e políticas e os mitos relacionados à etnia Paiter Suruí, sob a visão de Betty Mindlin. Entre 1979 e 1983, a antropóloga e economista viajou seis vezes para Rondônia, para conviver com os indigenas. Seu envolvimento com os Paiter Suruí  e suas anotações de campo a levaram a escrever o livro "Diários da Floresta", lançado em 2006, que inspirou o roteiro da série homônima. Em uma mistura de realidade e ficção, os cinco episódios, assinados por Luiz Arnaldo Campos e estrelados por Rita Carelli, têm índios Paiter Suruí no elenco e vão ao ar de 16 a 20/04, sempre às 19h.

A protagonista é a antropóloga Cecy Brik (Rita Carelli), que passa por um processo de indigenização, ao mesmo tempo em que os Paiter Suruí sofrem o processo inverso, principalmente devido à atuação de religiosos na região. Memórias, fotos e recordações relatam o cotidiano dela ao lado dos indígenas, a convivência com seus costumes e as relações sociais traçada entre eles. Em uma visão apaixonada, a protagonista luta pelos direitos de demarcação de terras, enfrenta as tentativas de catequização de religiosos e vê sua própria trajetória misturada a de seus objetos de pesquisa.

EPISÓDIO 1
Horário: Segunda, 16/04, às 19h
Sinopse: Inspirada em livro homônimo, a série traz a história de Cecy Brik. Recém-chegada na terra dos Paiter Suruí, a antropóloga conhece a cultura dos indígenas e os perigos que ameaçam o estilo de vida deles.

EPISÓDIO 2
Horário: Terça, 17/04, às 19h
Sinopse: Em meio a um casamento fragilizado, Cecy vai a Brasília defender as terras dos Paiter Suruí. No retorno ao convívio com os indígenas, a antropóloga lida com o acirramento das tensões com o povoado vizinho.

EPISÓDIO 3
Horário: Quarta, 18/04, às 19h
Sinopse: A violência entre os Paiter Suruí e a vila de colonos explode após uma invasão à aldeia. Nascimentos mudam a configuração da tribo e Cecy tem que lidar com notícias de sua família.

EPISÓDIO 4
Horário: Quinta, 19/04, às 19h
Sinopse: Depois do divórcio, Cecy tenta uma intervenção através do INCRA em relação ao impasse com os colonos. Os Paiter Suruí, por sua vez, tomam uma medida extrema na batalha por suas terras.

EPISÓDIO 5
Horário: Sexta, 20/04, às 19h
Sinopse: Cecy lança o livro sobre os Paiter Suruí. Na aldeia, percebe as ameaças aos costumes locais pela catequização e o cultivo de café. Porém, sua conexão com os indígenas é cada vez mais forte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato