Documentário sobre Gianfrancesco Guarnieri estreia no Canal Curta!

Documentário sobre Gianfrancesco Guarnieri. (Imagem: Divulgação)
Um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, o ator e diretor Gianfrancesco Guarnieri é tema do documentário inédito “Guarnieri”, que estreia no Curta! dia 22 de maio, às 22h20, na Terça das Artes. Dirigido por seu neto, Francisco Guarnieri, o filme foi produzido com exclusividade para o Curta! pela Mira Filmes, com financiamento do FSA e em parceria com o Programa Histórias que Ficam da Fundação CSN. O lançamento do longa acontece no ano em que se comemoram seis décadas da estreia da peça "Eles não usam black-tie", obra escrita e encenada por Guarnieri e que se tornou um dos maiores clássicos da dramaturgia nacional.

Entre arquivos íntimos e públicos, entrevistas e encenações, Francisco vai além da trajetória profissional e se aprofunda no conflito artístico e político entre as três diferentes gerações da família: o avô, os filhos e o neto. Gianfrancesco foi artista engajado, mas pouco presente no ambiente familiar. Já seus filhos, também atores, se afastaram do debate político. “Revisitar Guarnieri é repensar nossa história. E também, da forma como resolvi fazer, refletir sobre a posição do homem na sociedade e na família, o que considero um assunto muito importante. Afinal, em um mundo ainda tão machista, é fundamental termos consciência dos privilégios que nós, homens, temos e sempre estarmos atentos às nossas atuações sociais e familiares”, analisa o diretor. Para o cineasta, é fundamental relembrar Guarnieri e toda a geração de 50, que viveu um período "em que havia muita luta pra melhorar as coisas e uma ideia de coletividade muito forte. E isso foi interrompido pelo Golpe de 1964”.

Bem recebido pelo público e pela crítica, o filme foi exibido em 2017 na Mostra de Cinema de Tiradentes e no Festival de Cinema de Brasília.

“Guarnieri”, de Francisco Guarnieri

Sinopse: Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato