Homenagem a Roberto Farias: Canal Brasil presta tributo a um dos maiores nomes do cinema brasileiro

Homenagem a Roberto Farias: Canal Brasil presta tributo a um dos maiores nomes do cinema. (Imagem: Divulgação)
Para homenagear Roberto Farias, realizador fundamental da cultura do país, morto no último dia 14, o Canal Brasil apresenta, na próxima semana, uma programação especial. De segunda a sexta, a faixa das 18h será dedicada ao cineasta e traz, respectivamente, os seguintes filmes: Assalto ao Trem Pagador (1962) – precedido de entrevista concedida em 2015 ao programa Faróis do Cinema –, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970), Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) e Pra Frente Brasil (1983).

Homenagem a Roberto Farias:

Segunda, dia 21/05, às 18h - Assalto ao Trem Pagador (1962) (103')
Direção: Roberto Farias
Classificação: 14 anos
Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) ataca e assalta o trem pagador da Central do Brasil, entre Japeri e Paes Leme, explodindo os trilhos com dinamite. Armados com revólveres e metralhadoras, os seis bandidos levam 27 milhões de cruzeiros e matam um homem. Após o crime, eles decidem gastar no máximo dez por cento do valor roubado para não despertar suspeitas da polícia. No entanto, Grilo Peru (Reginaldo Faria), um dos integrantes da quadrilha, contraria o que foi combinado e coloca a liberdade de todos em jogo.

Terça, dia 22/05, às 18h - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) (97')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Na trama, o protagonista é um famoso cantor brasileiro, que se vê perseguido por bandidos internacionais enquanto participa de um filme. Com o intuito de despistá-los, ele encara as mais alucinantes aventuras, como dirigir em alta velocidade na estrada do Corcovado, escalar o Cristo Redentor e até mesmo pilotar um helicóptero que atravessa o Túnel do Pasmado, um dos mais movimentados da cidade, em direção a Copacabana.

Quarta, dia 23/05, às 18h - Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) (94')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: Numa praia do Oriente, há 2.880 anos, um náufrago é atacado por uma tribo de bárbaros. Antes de morrer, ele confia a um guerreiro a guarda de uma estatueta, contendo um pergaminho. Trata-se de um mapa, que mostra a localização de um diamante guardado no túmulo de dois reis fenícios. Tempos mais tarde, em Tóquio, o trio, em turnê pelo Oriente, vai às compras e descobre o objeto numa loja de souvenirs. Mas a peça é roubada por bandidos, iniciando uma caçada repleta de aventura.

Quinta, dia 24/05, às 18h - Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) (99')
Direção: Roberto Farias
Classificação: Livre
Sinopse: O mecânico Lalo (Roberto Carlos) trabalha numa revendedora de carros e é vidrado em corridas. Tímido com as mulheres, o jovem nutre uma grande paixão por Luciana (Libânia Almeida), namorada de Rodolfo (Raul Cortez), seu chefe e ás do automobilismo brasileiro. Como praxe, ele treina despretensiosamente no carro do patrão, especialmente fabricado para a Taça Brasil. Quando Rodolfo desiste de participar do prêmio, abre-se a possibilidade de Lalo ocupar seu lugar.

Sexta, dia 25/05, às 18h - Pra Frente Brasil (1983) (106')
Direção: Roberto Farias
Classificação: 16 anos
Sinopse: Sob o título da canção que embalou a seleção brasileira de futebol campeã mundial em 1970, a produção de Roberto Farias foi pioneira ao mostrar de forma aberta a violência sofrida pelos presos nos porões da ditatura. A trama aborda a euforia pelo milagre econômico e pela Copa do Mundo. Jofre (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe-média, sem qualquer envolvimento com guerrilhas de esquerda. Em meio às comemorações, ele é confundido com um ativista político pelas autoridades, sendo posteriormente levado ao cárcere e torturado por agentes federais. Enquanto o homem sofre as consequências de atos que não cometeu, sua família busca as respostas para o desaparecimento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato