"Cinema nas 4 Linhas": Canal Brasil apresenta uma seleção de filmes que abordam a temática do futebol

Canal Brasil apresenta uma seleção de filmes que abordam a temática do futebol. (Imagem: Divulgação)
Para entrar no clima da torcida pelo sexto título da seleção na Copa do Mundo, o Canal Brasil preparou uma programação especial com ficções e documentários que abordam a temática do futebol. Na semana anterior ao início da competição, na faixa das 19h30, vão ao ar: Pelé – O Nascimento de uma Lenda (dia 04); Mundialito (dia 05); Maracanã – O Filme (dia 06); O Futebol (dia 07); Pelé – um Rei Desconhecido (dia 07); 1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil (dia 08).

MOSTRA CINEMA NAS 4 LINHAS
Início: Segunda -feira, dia 04/06, às 19h30
Horário: De 04 a 08 de junho, às 19h30

Pelé – O Nascimento de uma Lenda (2017) (108')
Horário: Segunda, dia 04/06, às 19h30
Classificação: 10 anos
Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist

Sinopse: O filme dos cineastas americanos Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist foca suas lentes nos primeiros anos da vida do maior jogador de futebol de todos os tempos, passando pelas dificuldades da infância pobre, os testes para o time do Santos e a conquista da Copa do Mundo de 1958 pela seleção canarinho.

Mundialito (2010) (72')
Horário: Terça, dia 05/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Sebástian Bednarik

Sinopse: O documentarista Sebástian Bednarik investiga as relações entre poder e esporte na concepção da Copa de Ouro, realizada no Uruguai. A competição – transcorrida durante o período de ditadura e utilizada para fortalecer a imagem dos militares junto à população – reuniu os grandes campeões do mundo até então, numa celebração que acabou superando quaisquer conotações políticas a ela atribuídas.

Maracanã – O Filme (2014) (75')
Horário: Quarta, dia 06/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik

Sinopse: Após três anos de pesquisa, os uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik lançaram um filme com imagens inéditas remasterizadas e depoimentos dos protagonistas de uma das maiores glórias da Celeste Olímpica: o triunfo sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, realizada no país dos adversários. A produção é baseada no livro Maracanã, A História Secreta, do escritor Atilio Garrido.

O Futebol (2016) (68')
Horário: Quinta, dia 07/06, às 19h30
Classificação: 10 anos
Direção: Sérgio Oksman

Sinopse: O mais recente filme de Sérgio Oksman pouco tem relação com o velho e violento esporte bretão, como sugere seu título. O futebol interpreta papel meramente coadjuvante e faz apenas as vezes de pano de fundo para a produção, destaque da edição de 2016 do Festival É Tudo Verdade, onde conquistou o prêmio de melhor documentário brasileiro. A coprodução do Canal Brasil é um ensaio sobre o reencontro de pai e filho depois de décadas separados e a dificuldade de reatar laços desatados pelo tempo e pela negligência, retratados com a mesma melancolia da atmosfera que pairou sobre o país após a mais vergonhosa eliminação da seleção canarinho em uma Copa do Mundo.

Pelé – um Rei Desconhecido (2017) (38')
Horário: Quinta, dia 07/06, às 20h40
Classificação: Livre
Direção: Ernesto Rodrigues

Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.

1958 – O Ano em Que o Mundo Descobriu o Brasil (2008) (84')
Horário: Sexta, dia 08/06, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: José Carlos Asbeg

Sinopse: Jornalista, roteirista e diretor de cinema, José Carlos Asbeg apresenta uma visão profunda sobre a Copa do Mundo de 1958, a primeira conquistada pela Seleção Brasileira. Asbeg revive aquele período e vai além de simplesmente mostrar a trajetória vitoriosa da equipe brasileira: apresenta depoimentos dos jogadores que tiveram a dolorosa – e malsucedida – tarefa de superar Pelé, Didi, Garrincha, Vavá e os demais craques que se tornariam lendas do futebol mundial. Longe das habituais narrativas ufanistas – que retornaram com força após os apelos do ex-técnico Dunga na apresentação dos convocados para buscar mais um título mundial –, Asbeg não censura as opiniões dos ex-adversários da seleção. Mesmo quando elas buscam desconstruir a mitologia existente em torno do primeiro campeonato mundial brasileiro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato