Escritor Geovani Martins comenta seu livro de estreia "O sol na cabeça" no Trilha de Letras na TV Brasil

(Imagem/Divulgação)
O Trilha de Letras recebe o escritor Geovani Martins para uma entrevista com o apresentador Raphael Montes nesta terça (31), às 21h15, na TV Brasil. O convidado ganhou visibilidade este ano e movimentou o mercado literário do país com o lançamento de "O sol na cabeça", seu livro de estreia.

A obra é um dos assuntos principais da conversa. Com 13 contos em que descreve a realidade cruel das favelas e do asfalto na qual vivem os jovens da periferia, Geovani Martins apresenta um novo realismo para a literatura nacional. Nas tramas, o leitor depara-se com a infância e a adolescência de moradores de favelas moduladas pela violência e pela discriminação racial.

Em "O sol na cabeça", o jovem autor de 27 anos narra a juventude de garotos para quem as angústias e dificuldades próprias da idade somam-se à violência de crescer no lado menos favorecido da 'cidade partida', o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI. Nos últimos dias, ele participou da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2018.

No Trilha de Letras, Geovani comenta essa comoção que sua primeira obra promoveu. "Durante o processo de escrita, em alguns momentos, eu olhava para o livro e imaginava que ia causar alguma coisa. Esperava uma certa reação, mas não tanta gente falando", admite o escritor sobre o título celebrado por intelectuais.

Durante o papo, ele destaca a proposta de combinar oralidade e linguagem formal. "Tem algumas coisas que chamam a atenção. Uma é a língua, muito atual, que faz sentido para muita gente e não é nova para mim. Mas é nova na literatura com esse tipo de tratamento, em um livro", afirma o autor que completa o raciocínio.

"Essa escolha de tom para contar uma história surgiu naturalmente enquanto fazia e estruturava o livro. Pensei como uma potência passear pela lingua portuguesa de uma forma ampla. Eu queria contar várias histórias de divesos lugares da cidade e não ficar preso em uma voz só", reflete Geovani cujo conto "Rolézim" é um dos mais conhecidos de seu título de estreia.

No quadro Leituras com Katy, o livro "Rio em Shamas", de Anderson França, ganha uma análise da jornalista. Já o quadro Dando a Letra traz a paticipação da poeta Mel Duarte que também é produtora cultural e discorre sobre a literatura da periferia. "A gente cresceu querendo falar e ser escutado", sintetiza ao valorizar novos espaços como os slams.

Apresentado por Raphael Montes, o programa Trilha de Letras tem reprise na TV Brasil às quartas, às 6h da manhã. A atração também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e aos dominos, na mesma emissora, às 12h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato