Sem Censura debate pré-estreia do filme "Semente da Música Brasileira" nesta quarta no TV Brasil

(Imagem/Divulgação)
A pré-estreia do longa documental "Semente da Música Brasileira" e o lançamento da exposição "Bossa 60, passo a compasso" pautam as entrevistas do programa Sem Censura desta quarta (18), ao vivo, às 17h30, na TV Brasil.

Para comentar o documentário que abre o Festival Cavideo 21 Anos, nesta quinta-feira, dia 19, às 21h30, no Estação Net Botafogo 1, a apresentadora Vera Barroso recebe a jornalista Patrícia Terra, diretora do filme.

A produção inédita aborda a a geração de músicos que revitalizou a Lapa a partir de encontros no Bar Semente. Com direção musical de Yamandu Costa, o longa traz as lembranças ternas dos melhores momentos vividos no palco apontado como mola mestra da revitalização musical da região boêmia do Rio.

Ao combinar depoimentos e canjas musicais, o longa emociona. Teresa Cristina, Roberta Sá, Zé Paulo Becker, Moyseis Marques, Nicolas Krassik e Marcos Sacramento são alguns dos protagonistas do documentário "Semente da Música Brasileira".

O fechamento do Semente deixou muita gente se sentindo órfã. O doc é um registro histórico de um reduto de efervescência cultural que ficou na memória afetiva da cidade, deixando saudades depois de quase 20 anos de muita música de qualidade.

O filme registra a evolução da música nacional e sua dinâmica a partir de encontros que aconteceram no Bar Semente, desde que foi aberto em 1998, na Lapa, no Rio de Janeiro, até seu fechamento, em outubro de 2017. A obra valoriza a identidade cultural da cidade mostrando bastidores dos espetáculos.

O pequeno lugar biografado é apontado como mola propulsora da revitalização do bairro boêmio, com reuniões movidas a samba e choro, gêneros tipicamente cariocas que, na época, não estavam sendo valorizados.

Em homenagem aos 60 anos do movimento da bossa nova, o Espaço Cultural BNDES promove a exposição "Bossa 60, passo a compasso". Vera Barroso conversa com o jornalista e crítico musical Tárik de Souza que faz a curadoria da mostra. A ideia é conhecer as novidades do gênero para a música brasileira na interpretação, no ritmo, nas temáticas e no estilo.

O espaço recria o percurso musical desse movimento em diversas frentes: política, erudita, a bossa no exterior, afro-bossa, samba jazz e a bossa sempre nova. A ideia é apresentar o contexto histórico das últimas seis décadas no Brasil e no mundo.

De acordo com o curador, a exposição privilegia a experiência sonora, com ilhas de conteúdo distribuídas pela mostra. Lá será possível conhecer as letras que mudaram a composição no Brasil; a cronologia da bossa, desde seu início até os dias atuais, em paralelo à urbanização do país; as novas linguagens vocais; e a influência do movimento na música em todo o mundo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato