Curta em Cena discute a representação da vida urbana neste sábado na TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
A realidade das grandes cidades pauta o debate do programa Curta em Cena deste sábado (11), às 23h, na TV Brasil. A produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire exibe trechos dos filmes "Pele 1 real", de Aline Guimarães e "Disforia urbana", de Lucas Simões. As obras abordam o ritmo frenético do cotidiano em duas capitais: Rio de Janeiro e Recife.

Com narrativas bem diferentes, os curtas propõem uma reflexão sobre a vida na metrópole. Para analisar a rotina nas entranhas dos centros urbanos, o programa traz os diretores dos curtas para uma entrevista com a apresentadora.

No primeiro bloco, para destacar a realidade estampada nas ruas do Rio de Janeiro, Tâmara Freire recebe no estúdio a cineasta Aline Guimarães, diretora do "Pele 1 real". A trama de ficção aborda os desafios dos vendedores ambulantes que enfrentam uma série de transtornos na capital fluminense.

A convidada explica a origem do seu curta. "O filme nasceu de um projeto de cinema social que se chama 'Cinema sem fronteiras'. A ação coletiva dos roteiristas com diretores é um modo mais artesão de fazer cinema", pontua.

Aline conta como se dá a produção cinematográfica de acordo com essa estratégia. " Vamos para os lugares que estão em risco por violência, baixo IDH, divisas e fronteiras e com ajuda das pessoas que moram, trabalham ou enfrentam a realidade local, a gente cria um recorte que transformamos em dramaturgia e fazer um produto audiovisual", conclui.

O segundo bloco do Curta em Cena apresenta uma entrevista com Lucas Simões, diretor do filme "Disforia urbana", um documentário que faz um recorte sobre a dinâmica cotidiana do Recife e seus habitantes. O cineasta conta sobre essa lógica dos ciclos diários de uma cidade grande.

"O curta surgiu a partir de uma relação de desconforto com a cidade. Elementos do dia a dia como o trânsito pesado, violência e poluição, segregação de espaços e o ritmo acelerado da cidade, tudo isso afeta negativamente o comportamento das pessoas", recorda o cineasta. "O curta é um recorte subjetivo sobre a solidão na cidade", avalia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato