Documentário "O Desmonte do Monte" será exibido no Curta! com exclusividade

(Imagem/Divulgação Curta!)
Depois de participar de diversos festivais e ser exibido nos cinemas, o documentário “O Desmonte do Monte” chega com exclusividade ao Canal Curta!,dia 24 de agosto, às 22h30m. O longa-metragem, que aborda a demolição do Morro do Castelo, no Centro do Rio, concluída em 1922, faz um apanhado da história da ocupação daquela colina, que se confunde com a própria história da cidade. Foi lá que os portugueses ergueram as primeiras moradias, após expulsarem os invasores franceses da Baía de Guanabara. O morro ficava estrategicamente próximo à Ilha de Villegagnon, um enclave francês, daí ter sido escolhido pelos colonizadores portugueses como local de povoamento e defesa da cidade. Na época, chamava-se Morro do Descanso, e depois passou a ser conhecido como Morro do Castelo de São Sebastião.

O filme investiga a história do desmonte devido a interesses imobiliários. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído para permitir reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade e para promover a especulação imobiliária. O documentário aborda a lenda de um tesouro enterrado pelos jesuítas nas entranhas do morro e conta, ainda, com trechos de “O Subterrâneo do Morro do Castelo”, texto escrito por Lima Barreto. O autor de "Triste fim de Policarpo Quaresma" foi uma das poucas vozes que defendeu publicamente a permanência do Morro do Castelo de São Sebastião na paisagem carioca.

Primeira direção da produtora Sinai Sganzerla, que também assina a pesquisa e o roteiro, “O Desmonte do Monte” foi produzido com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine e conta com a narração de Helena Ignez, mãe da diretora, Negro Leo e Marcus Alvisi.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato