Escritor André Aciman comenta "Me chame pelo seu nome" no Trilha de Letras da TV Brasil

(Imagem/Divulgação)
A diversidade pede passagem no programa Trilha de Letras desta terça (28), às 21h15, na TV Brasil. Na última edição especial com autores internacionais entrevistados durante a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2018, o apresentador Raphael Montes recebe o escritor André Aciman.

O amor pauta a conversa que mostra como a literatura traduz sentimentos, comportamentos e superações de quem vive na luta contra o preconceito. Autor do livro "Me chame pelo seu nome" (2007), que inspirou o filme homônimo ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado, André Aciman nasceu em Alexandria, no Egito e residiu durante anos na Itália.

Durante o programa, ele fala sobre a história de amor de sua obra que teve maior repercussão. "A trama é muito simples. Um garoto de 17 anos vive com seus pais em um casarão no litoral da Itália. Todo ano, o pai recebe um estudante na faixa etária de 20 a 30 anos que o ajuda no trabalho durante seis semanas enquanto ele termina de escrever um livro para a universidade. O jovem se apaixona pelo aluno convidado".

Aciman explica para Raphael Montes que o filho do professor conta de forma indireta o que sente para o estudante que corresponde o sentimento. "Eles se relacionam e vivem o grande amor de suas vidas, mesmo sendo uma relação breve", afirma.

Em um bate-papo leve, o escritor estrangeiro abre o coração e destaca a importância do amor não só em sua literatura como na vida. "O amor é o que nos une às outras pessoas e o que nos ancora na Terra. Amor e desejo são muito parecidos e, de certa forma, eles determinam a sua experiência de vida", sugere André Aciman.

O autor egípcio mergulha na interação dos relacionamentos. "Talvez o segredo do amor seja você se apaixonar por quem você é, primeiro e, acima de tudo, através da outra pessoa. Essa troca de identidade é essencial. Você perde parte de si porque doa para outra pessoa que guarda para você. A beleza do romance e do amor é quando você se entrega para alguém".

André Aciman também pontua os problemas que podem acontecer numa relação de casal. "Os piores relacionamentos são aqueles em que você está com alguém que faz você odiar a si mesmo. Essa relação não tem futuro", define o convidado.

Apresentado por Raphael Montes, o programa Trilha de Letras tem reprise na TV Brasil às quartas, às 6h da manhã. A atração também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e aos domingos, na mesma emissora, às 12h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato