Home Top Ad

Êxodo de brasileiros para Portugal é o tema de Um olhar sobre o mundo da TV Brasil

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O jornalista Moisés Rabinovici entrevista no Um olhar sobre o mundo desta semana o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, e a jornalista brasileira Bia Bansen, que recentemente se juntou a milhares de outros brasileiros que emigraram para aquele país europeu. O Um olhar sobre o mundo vai ao ar na segunda-feira, dia 27,  às 21h45, na TV Brasil.   

No programa, eles debatem o fenômeno de emigração que ocorre Brasil, evidenciado em pesquisa DataFolha publicada há dois meses, que apontava a existência de uma vontade de seis em cada dez brasileiros de deixar o país. Grande parte desse contingente quer ir para Portugal, onde já vivem mais de 85 mil brasileiros com residência permanente, além de mais 30 mil que conseguiram cidadania por descendência. Cerca de outros 30 mil também estão por lá, em situação irregular na expectativa de conseguirem se legalizar.

Até pela facilidade da língua, Portugal está atraindo os brasileiros, mas o país também está sendo buscado por gente de muitas outras partes do mundo. Isso porque vive um momento especial de sua história com grande desenvolvimento econômico, cultural e de estabilidade social. Segundo estudos demográficos,  Portugal tem ainda um grande espaço para imigrantes porque a população de portugueses natos está cada vez mais velha e com baixa taxa de natalidade. O país precisa de gente jovem para manter sua população em torno de 10 milhões de habitantes.

O diplomata Paulo Lopes Lourenço, que acaba de deixar o consulado em São Paulo para retornar a seu país, fez uma análise desse quadro. Falou sobre o movimento migratório que acontece em direção à Portugal e das relações com o Brasil. A jornalista Bia Bansen, que se mudou com marido e filho para a Vila do Conde, no distrito do Porto, revela que, entre outras coisas boas, a segurança que as famílias encontram por lá é um dos pontos que mais atrai os brasileiros. Ela fala sobre como é o processo de integração dos brasileiros que estão se deslocando para viver em Portugal.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.