TV Brasil estreia série de ficção "Mauani, o silêncio de Maria" nesta quarta

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
A relação de amizade entre avó e neta é o mote para a série independente "Mauani, o silêncio de Maria" que a TV Brasil estreia nesta quarta (29), às 21h15.

Em cinco episódios de 26 minutos, a trama acompanha a história de Maria, uma idosa descendente de índios que compartilha com sua neta surda-muda um caderno de memórias escrito durante vários anos. Voltada ao público adulto, a obra também será exibida aos domingos, às 18h30.

Com a jovem surda-muda, a narrativa abre espaço para refletir sobre a questão da acessibilidade. Além dos personagens, que se comunicam em libras, a língua brasileira de sinais, a produção tem audiodescrição com o propósito de incluir deficientes visuais e auditivos.

Inédita no canal, a produção da MilAcre Filmes foi selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). A TV Brasil é o canal que mais exibe conteúdo nacional independente em sinal aberto de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Segundo o Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, estudo divulgado pela Ancine, em 2016, a emissora pública exibiu mais de 1.162 horas de programação destinadas ao segmento.

Filmada nas zonas urbana e rural de Rio Branco, a série "Mauani, o silêncio de Maria" faz parte de uma sequência de produções do Prodav/TVs Públicas que que aborda os silêncios profundos presentes nas relações sociais. A proposta é rever a violência de uma história de mais de 350 anos de escravidão que afligiu o Brasil.

Enredo

Após o enterro do marido, o negro Chicão, Maria decide compartilhar suas experiências de vida com a neta surda-muda através do conteúdo de um caderno. Os cinco episódios da trama recordam as memórias de Maria.

A história resgata desde sua infância vivida numa aldeia indígena dizimada por correrias, passando por um cativeiro no barracão do seringal, até a vida adulta numa colocação de seringa na companhia de Chicão.

O aprendizado solitário do alfabeto e das operações básicas da matemática foram o mais importante para ela. Esse conhecimento possibilitou ajudar no controle das economias de seu marido e, ainda, desenvolver sua mania de escrever sobre sua vida.

Durante a trama da série, Maria narra para a neta todo sofrimento que ela, a família e muitos outros trabalhadores sofreram no interior dos seringais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato