Home Top Ad

'Um olhar sobre o mundo' da TV Brasil explora a Terra pela lente do fotógrafo Paulo Vitale

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O impacto da imagem no noticiário internacional pauta a entrevista de Moisés Rabinovici com o fotojornalista Paulo Vitale, seu antigo colega de reportagens, na edição inédita do programa Um olhar sobre o mundo desta segunda (13), às 21h45, na TV Brasil.

Em Gaza, na China, no Nepal e em dezenas de outros países, o fotojornalista Paulo Vitale capturou momentos belos, trágicos e inusitados que compõem uma história do mundo através de fotos.

Vitale, que estudou História na Universidade de São Paulo, destaca o papel da fotografia na formação da memória: "Quando você pensa nas pessoas, você provavelmente está lembrando de uma foto."

Segundo o fotógrafo, essas imagens servem como documentos seguros para a construção de uma memória comum: "Eu esqueço muita coisa. Se não tivesse o apoio da fotografia todas essas situações por que passei se dissipariam."

Entre esses acontecimentos estão viagens a mais de 40 países, algumas durante momentos trágicos. "O Haiti que eu presenciei em 2004 foi o lugar mais difícil que eu já vi. Ao mesmo tempo, vi uma grande dignidade nas pessoas que viviam no meio daquele caos."

Além do trabalho como fotojornalista, Vitale é reconhecido como retratista de famosos. Seu último livro, "Feito no Brasil", captura 52 personalidades brasileiras que ganharam o mundo. Um retrato de Pelé abre o livro para colocar em foco a imagem internacional do Brasil: "Ao dizer que sou brasileiro, as pessoas abrem um sorriso e falam 'Pelé'. Ele abre portas para os brasileiros no mundo inteiro."

Ainda nessa edição do programa Um olhar sobre o mundo, o apresentador Rabinovici e o fotógrafo Vitale discutem suas experiências como correspondentes no Oriente Médio e o estado atual do mercado de mídia.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.