'Um olhar sobre o mundo' da TV Brasil explora a Terra pela lente do fotógrafo Paulo Vitale

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O impacto da imagem no noticiário internacional pauta a entrevista de Moisés Rabinovici com o fotojornalista Paulo Vitale, seu antigo colega de reportagens, na edição inédita do programa Um olhar sobre o mundo desta segunda (13), às 21h45, na TV Brasil.

Em Gaza, na China, no Nepal e em dezenas de outros países, o fotojornalista Paulo Vitale capturou momentos belos, trágicos e inusitados que compõem uma história do mundo através de fotos.

Vitale, que estudou História na Universidade de São Paulo, destaca o papel da fotografia na formação da memória: "Quando você pensa nas pessoas, você provavelmente está lembrando de uma foto."

Segundo o fotógrafo, essas imagens servem como documentos seguros para a construção de uma memória comum: "Eu esqueço muita coisa. Se não tivesse o apoio da fotografia todas essas situações por que passei se dissipariam."

Entre esses acontecimentos estão viagens a mais de 40 países, algumas durante momentos trágicos. "O Haiti que eu presenciei em 2004 foi o lugar mais difícil que eu já vi. Ao mesmo tempo, vi uma grande dignidade nas pessoas que viviam no meio daquele caos."

Além do trabalho como fotojornalista, Vitale é reconhecido como retratista de famosos. Seu último livro, "Feito no Brasil", captura 52 personalidades brasileiras que ganharam o mundo. Um retrato de Pelé abre o livro para colocar em foco a imagem internacional do Brasil: "Ao dizer que sou brasileiro, as pessoas abrem um sorriso e falam 'Pelé'. Ele abre portas para os brasileiros no mundo inteiro."

Ainda nessa edição do programa Um olhar sobre o mundo, o apresentador Rabinovici e o fotógrafo Vitale discutem suas experiências como correspondentes no Oriente Médio e o estado atual do mercado de mídia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato