Apresentação inédita de harpas no Partituras de domingo na TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O Duo Mikuskovics Baum leva seu som original e contagiante ao programa Partituras que a TV Brasil exibe às 12h30 de domingo, dia 9. O show aconteceu em maio deste ano, no XIII RioHarpFestival, festival internacional dedicado à harpa.

Composto pelos austríacos Georg Baum (harpa), Bernhard Mikuskovics (voz e multi-instrumento), o duo já gravou 3 álbuns e celebra 10 anos de atuação. No programa, Baum relembra o começo de tudo: “Foi bem engraçado. A gente se encontrou pela primeira vez em um evento beneficente para luta contra HIV/Aids, em Viena. Não nos conhecíamos e fomos apresentados por um amigo. E depois de uns seis meses, maios ou menos, ele (Bernhard Mikuskovics) me chamou para fazer parte de uma banda que liderava na época.”

O Duo interpreta músicas de seu segundo álbum, dedicado à música antiga europeia, e do futuro álbum, “Timeless”, todo de composições próprias e inéditas.

Uma das peculiaridades da dupla é o uso de diferentes instrumentos tocados em conjunto com a harpa clássica de Baum. “Os instrumentos fazem parte da minha coleção e eu decidi com o Georg que ia explorar bem a harpa de boca, já que para esse festival (Rio Harp Festival), fica bem legal ele tocar a harpa grande, clássica, enquanto eu toco a pequenina, de boca”, explica Mikuskovics. “Mas também trouxe comigo diferentes flautas do mundo e também a harpa de um acorde e percussões pequenas.”

O canto difônico está entre os elementos que dão originalidade ao som do grupo. Trata-se de uma técnica em que dois ou mais sons são emitidos uma única pessoa simultaneamente. "Nós dois cantamos no grupo, mas eu também faço o canto difônico com a minha voz, não somente com os instrumentos”, acrescenta Mikuskovics.

Maior Festival de Harpas do Mundo, o O RioHarpFestival acontece em diversas cidades do mundo, além de Rio e São Paulo. O Festival integra o projeto Música no Museu, que em 21 anos de atividade, promove concertos em todas as regiões do Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato