Home Top Ad

Apresentação inédita de harpas no Partituras de domingo na TV Brasil

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
O Duo Mikuskovics Baum leva seu som original e contagiante ao programa Partituras que a TV Brasil exibe às 12h30 de domingo, dia 9. O show aconteceu em maio deste ano, no XIII RioHarpFestival, festival internacional dedicado à harpa.

Composto pelos austríacos Georg Baum (harpa), Bernhard Mikuskovics (voz e multi-instrumento), o duo já gravou 3 álbuns e celebra 10 anos de atuação. No programa, Baum relembra o começo de tudo: “Foi bem engraçado. A gente se encontrou pela primeira vez em um evento beneficente para luta contra HIV/Aids, em Viena. Não nos conhecíamos e fomos apresentados por um amigo. E depois de uns seis meses, maios ou menos, ele (Bernhard Mikuskovics) me chamou para fazer parte de uma banda que liderava na época.”

O Duo interpreta músicas de seu segundo álbum, dedicado à música antiga europeia, e do futuro álbum, “Timeless”, todo de composições próprias e inéditas.

Uma das peculiaridades da dupla é o uso de diferentes instrumentos tocados em conjunto com a harpa clássica de Baum. “Os instrumentos fazem parte da minha coleção e eu decidi com o Georg que ia explorar bem a harpa de boca, já que para esse festival (Rio Harp Festival), fica bem legal ele tocar a harpa grande, clássica, enquanto eu toco a pequenina, de boca”, explica Mikuskovics. “Mas também trouxe comigo diferentes flautas do mundo e também a harpa de um acorde e percussões pequenas.”

O canto difônico está entre os elementos que dão originalidade ao som do grupo. Trata-se de uma técnica em que dois ou mais sons são emitidos uma única pessoa simultaneamente. "Nós dois cantamos no grupo, mas eu também faço o canto difônico com a minha voz, não somente com os instrumentos”, acrescenta Mikuskovics.

Maior Festival de Harpas do Mundo, o O RioHarpFestival acontece em diversas cidades do mundo, além de Rio e São Paulo. O Festival integra o projeto Música no Museu, que em 21 anos de atividade, promove concertos em todas as regiões do Brasil.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.