Home Top Ad

"Mídia em Foco" da TV Brasil analisa a cobertura de eventos esportivos pela imprensa e na internet

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Esportes e Mídia. Este é o tema do programa Mídia em Foco, que vai ao ar na segunda-feira, dia 10, às 22h45, na TV Brasil. O programa faz uma análise ao longo dos anos da publicação de notícias sobre esportes em jornais, revistas, na televisão, e mais recentemente, na internet.  

“As pessoas não vão deixar de assistir os jogos na televisão. Isso é impossível de acontecer e aquela teoria da melhor tela disponível ela continua sendo verdadeira”, diz Pitter Rodriguez, diretor de Parcerias de Conteúdo do Twitter. “A pessoa vai querer assistir o seu conteúdo na melhor tela que ela vai ter disponível, seja ela a tela da televisão ou eventualmente a tela do celular quando ela não tiver em casa ou quando ela não tiver uma tela da televisão disponível”, completa.

Para o professor da Escola de Educação Física e Esportes da USP, Ary Rocco, a interação “é fundamental não só no esporte, mas em toda a indústria do entretenimento”. Na avaliação do João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN, o streaming ajuda a divulgação dos esportes.  “O fato do streaming permitir a transmissão a baixíssimo custo de campeonatos e competições, ajuda demais os outros esportes, e as federações e confederações deveriam entender isso muito mais rapidamente do que estão entendendo”, observa.

As notícias sobre esportes datam do século 19. A disputa pelo título mundial de boxe entre John Sullivan e Jake Kilrain em 1889 foi um dos primeiros eventos esportivos com cobertura nacional da imprensa nos Estados Unidos. Pouco depois, algumas lutas passaram a ser filmadas. A partir da década de 1920 esportes como boxe, beisebol, tênis e futebol começam a ser transmitidos pelo rádio. E em 1936 ocorre a primeira transmissão de um grande evento esportivo pela TV: os Jogos Olímpicos de Berlim.

O primeiro jornal esportivo brasileiro foi o Atleta, publicado em 1856. Já a primeira transmissão radiofônica de um jogo de futebol no Brasil ocorreu no início da década de 30. Na televisão, desde sua inauguração no país, o esporte esteve presente. Em 1950 foi ao ar o programa Vídeo Esportivo comandado por Aurélio Campos. Desde então, mídia impressa, rádio e TV se complementam na cobertura esportiva, principalmente do futebol.

A chegada da internet abriu novas oportunidades para esse mercado. Ver um jogo na tv, ouvir uma partida no rádio, assistir um evento esportivo pela internet. Se no passado a única forma de acompanhar um esporte era estando no local do evento, hoje os meios de comunicação permitem que o público assista o que quiser onde e quando quiser. Além disso, a possibilidade de interação foi potencializada com o acesso à internet e a popularização das redes sociais.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.