"Mídia em Foco" da TV Brasil analisa a cobertura de eventos esportivos pela imprensa e na internet

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Esportes e Mídia. Este é o tema do programa Mídia em Foco, que vai ao ar na segunda-feira, dia 10, às 22h45, na TV Brasil. O programa faz uma análise ao longo dos anos da publicação de notícias sobre esportes em jornais, revistas, na televisão, e mais recentemente, na internet.  

“As pessoas não vão deixar de assistir os jogos na televisão. Isso é impossível de acontecer e aquela teoria da melhor tela disponível ela continua sendo verdadeira”, diz Pitter Rodriguez, diretor de Parcerias de Conteúdo do Twitter. “A pessoa vai querer assistir o seu conteúdo na melhor tela que ela vai ter disponível, seja ela a tela da televisão ou eventualmente a tela do celular quando ela não tiver em casa ou quando ela não tiver uma tela da televisão disponível”, completa.

Para o professor da Escola de Educação Física e Esportes da USP, Ary Rocco, a interação “é fundamental não só no esporte, mas em toda a indústria do entretenimento”. Na avaliação do João Palomino, vice-presidente de Jornalismo e Produção da ESPN, o streaming ajuda a divulgação dos esportes.  “O fato do streaming permitir a transmissão a baixíssimo custo de campeonatos e competições, ajuda demais os outros esportes, e as federações e confederações deveriam entender isso muito mais rapidamente do que estão entendendo”, observa.

As notícias sobre esportes datam do século 19. A disputa pelo título mundial de boxe entre John Sullivan e Jake Kilrain em 1889 foi um dos primeiros eventos esportivos com cobertura nacional da imprensa nos Estados Unidos. Pouco depois, algumas lutas passaram a ser filmadas. A partir da década de 1920 esportes como boxe, beisebol, tênis e futebol começam a ser transmitidos pelo rádio. E em 1936 ocorre a primeira transmissão de um grande evento esportivo pela TV: os Jogos Olímpicos de Berlim.

O primeiro jornal esportivo brasileiro foi o Atleta, publicado em 1856. Já a primeira transmissão radiofônica de um jogo de futebol no Brasil ocorreu no início da década de 30. Na televisão, desde sua inauguração no país, o esporte esteve presente. Em 1950 foi ao ar o programa Vídeo Esportivo comandado por Aurélio Campos. Desde então, mídia impressa, rádio e TV se complementam na cobertura esportiva, principalmente do futebol.

A chegada da internet abriu novas oportunidades para esse mercado. Ver um jogo na tv, ouvir uma partida no rádio, assistir um evento esportivo pela internet. Se no passado a única forma de acompanhar um esporte era estando no local do evento, hoje os meios de comunicação permitem que o público assista o que quiser onde e quando quiser. Além disso, a possibilidade de interação foi potencializada com o acesso à internet e a popularização das redes sociais.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato