Canal Prime Box Brazil premia melhor filme da Mostra Caleidoscópio e melhor curta da Mostra Brasília no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

(Imagem/Divulgação Prime BOX)
O canal de TV fechada Prime Box Brazil premia o melhor filme da Mostra Caleidoscópio, dedicada ao cinema de invenção, e o melhor curta-metragem da Mostra Brasília na 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O prêmio dará direito a contrato de licenciamento de dois anos no valor de R$ 15 mil e R$ 4 mil, respectivamente, para veiculação das obras na programação do canal. O evento acontecerá de 14 a 23 de setembro e os vencedores serão conhecidos no último dia.

Cinco filmes disputam a Mostra Caleidoscópio e serão avaliados por júri formado por Ansgar Vogt, que atua no comitê de seleção da mostra Fórum do Festival de Berlim, na Alemanha; Felipe Aljures, cineasta, gestor cultural e diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Cartagena, na Colômbia; e Rafael Parrode, crítico de cinema e curador do Fronteira Festival de Goiânia. Já na Mostra Brasília, 18 produções concorrem a escolha dos jurados do jornalista e cineasta Armando Lacerda; o cineasta João Batista de Andrade; e a diretora, produtora e montadora de filmes Liloye Boubli. A lista dos competidores segue abaixo.

Para Ramiro Azevedo, coordenador-geral do Prime Box Brazil, que exibe exclusivamente conteúdo nacional e investe na produção de novas obras, a relevância dos dois prêmios está no público final. “Boa parte dessas produções acabam restritas a festivais e salas de cinema limitadas. A TV fechada é a janela natural para exibição do conteúdo nacional independente, criando essa conexão com o público. São temas sensíveis e inovadores, que merecem a atenção da sociedade”, comenta.

Além da premiação, o executivo participará do Ambiente de Mercado do Festival. Na ocasião, cerca de 20 produtoras de todo o país terão a oportunidade de expor seus projetos para serem comercializados pela TV fechada. No dia 19 de setembro, às 14h, Azevedo participa de debate sobre o Futuro do Mercado de conteúdo e regulação de VOD (Vídeo sob Demanda).

Diversidade

Em sua 51ª edição, o Festival promove a inclusão da diversidade em todas as suas formas de expressão na pauta de suas atividades e do debate produtivo do cinema brasileiro. Esse posicionamento se traduz, na prática, nos números registrados com a seleção dos filmes. Dos mais de 120 títulos inscritos, 52,4% da direção é feita por mulheres, 9,5% se inscreveram sob a categoria não-binária (outros) e apenas 38,1% dos selecionados são homens. 

A pauta da diversidade é amplamente defendida pelo Prime Box Brazil. Números do levantamento ‘Gênero na direção das obras brasileiras veiculadas na TV Paga – 2017’ apontam que o Prime Box Brazil é o terceiro dentre os 10 canais com mais horas de programação brasileira com direção exclusivamente feminina. O Prime Box Brazil registrou no ano passado média de 29:24 horas semanais de atrações dirigidas por mulheres, o que representa 23% na programação brasileira. A avaliação foi conduzida pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) da Agência Nacional de Cinema (Ancine). “Partimos do princípio de estimular o potencial de vozes e pensamentos que contribuam com a produção nacional“, resume Azevedo sobre o desempenho. O tema também é ressaltado na programação do canal com a série ‘Cinema Diversidade’ e o longa documental que está por vir ‘Por Uma Nova História de Cinema’.

- Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado, 110 min, ficção, 2018, Minas Gerais;
- Calypso, de Rodrigo Lima e Lucas Parente, 61 min, ficção, 14 anos, 2018, Rio de Janeiro;
- Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida, 70 min, ficção, 14 anos, 2018, São Paulo;
- Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diogenes, 82 min, fição, 12 anos, 2018, Ceará.

Lista de curtas-metragens selecionados para Mostra Brasília

- A Praga do Cinema Brasileiro, de William Alves e Zefel Coff, 26min, ficção, livre, 2018;
- A Roda da Fortuna, de Luciano Porto, 13min, ficção, 10 anos, 2018;
- À Tona, de Daniela Conenberg, 14min, documentário, 14 anos, 2018;
- Brasilha, de Rafael Morbeck, 3min, ficção, livre, 2018;
- Cabeças, de Bruna Carolli, 9min, ficção, livre, 2017;
- Casa de Praia, de Duda Affonso, 16min, ficção, livre, 2018;
- Entre Parentes, de Tiago de Aragão, 27min, documentário, livre, 2018;
- In Memoriam, De Gustavo Fontele Dourado e Thiago Campelo, 24min, ficção, 12 anos, 2018;
- Me Deixe Não Ser, de Kleber Macedo, 20min, ficção, 12 anos, 2018;
- Monstros, de Douro Moura, 15min, ficção, 12 anos, 2018;
- Noroeste, de Lucas Ferreira Gesser, 13min, documentário, 10 anos, 2018;
- O Mistério da Carne, de Rafaela Camelo, 18min, ficção, 16 anos, 2018;
- Para Minha Gata Mieze, de Wesley Gondim, 25min, ficção, 16 anos, 2018;
- Presos que Menstruam, de Alisson Sbrana, 20min, ficção, 18 anos, 2018;
- Riscados pela Memória, de Alex Vidigal, 20min, ficção, 10 anos, 2018;
- Sinucada, de Rafael Stadniki Morato, 16min, ficção, 14 anos, 2018;
- Para Minha Gata Mieze, 25 min, ficção, 16 anos, 2018;
- O Homem Banco, de Cícero Fraga, 11min, ficção, 12 anos, 2017;
- Terras Brasileiras, de Dulce Queiroz, 29min, documentário, 12 anos, 2017.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato